São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ponto de Fuga

Música, doce música


Os maiores compositores do Romantismo são Chopin, Schubert e Tchaikovsky e, no Brasil, temos Roberto Carlos e Daniel; Carmen é uma ópera e Carminha Burana é sua filha


JORGE COLI
COLUNISTA DA FOLHA

E las demonstram a candura mais deliciosa. São pérolas escritas em provas nos vestibulares de música. Foram enviadas por e-mail para esta coluna, estão em alguns blogs; são boas demais para serem falsas (ou, se forem, quem as inventou merece aplausos). Melhor não ler nem com condescendência ou com horror desdenhoso nem lamentando a incultura generalizada. Melhor rir com alguma cumplicidade: quem nunca disse ou escreveu uma bobagem grossa que atire a primeira pedra. Foram respeitadas ortografia e sintaxe originais. Aqui vão.
Achados
1) Bach está morto desde 1750 até os dias se hoje; 2) Häendel era meio alemão, meio italiano e meio inglês; 3) Beethoven escreveu música, mesmo surdo. Ele ficou surdo porque fez música muito alta. Ele caminhava sozinho pela floresta e não escutava ninguém, nem a Pastoral, uma mossa que poderia ser a sua Amada Imortau e inspirou ele criar uma sinfonia muito romântica. Ele faliu em 1827 e mais tarde morreu por causa disto; 4) uma ópera é uma canção que dura mais de 2 horas; 5) Henry Purcell é um compositor muito conhecido, mas até hoje ninguém ouviu falar dele; 6) o Bolero de Ravel foi composto pelo Ravel; 7) a harpa é um piano pelado; 8) Opus Póstuma é música composta quando o compositor compôs depois de morto; 9) Mozart morreu jovem. Sua maior obra é a trilha do filme Amadeus; 10) a importância de Tristão e Isolda reside no fato de que é uma música muito triste. Mais triste que a Tristesse, de Schopping; 11) virtuoso no piano é um músico com muita moral; 12) os maiores compositores do Romantismo são Chopin, Schubert e Tchaikovsky. No Brasil, temos Roberto Carlos e Daniel; 13) música cantada por duas pessoas é um duelo; 14) eu sei o que é um sexteto, mas não sei dizer; 15) Carmen é uma ópera e Carminha Burana é sua filha; 16) muitos pesquisadores concordam que a música medieval foi escrita no passado; 17) a ópera mais romântica é a Paixão de Mateus por Bach; 18) tem dois tipos de Cantatas de Bach: as Cantatas religiosas e as Cantadas di Profanação, que ele usou no palácio; 19) meu compositor preferido é Opus; 20) Chopin fez poucas baladas, pois sofria de tuberculose. Assim não dava para ele cair na gandaia à noite, dançar, beber e curtir as minas, mais parece que ele não era chegado; 21) Cage inventou os quatro minutos de silêncio; 22) há uma espécie de Corais feitos por Bach, que se chamam Florais e são usados como remédios milagrosos; 23) Messias é uma missa de Handel cuja originalidade é ter muitas aleluias; 24) os menestréis e trovadores transmitiam notícias e estavam nas festas. Andavam de cidade em cidade, de castelo em castelo e iam até nos shows de TV; 25) o regente de uma orquestra é igual a um guarda de trânsito maluco porque agita os braços controlando muitos instrumentos na sua frente; 26) os compositores renascentistas reviveram a música, pois ela havia sido morta pela Inquisição; 27) as Fugas de Bach são famosas porque ele não queria ficar preso em nenhum sistema; 28) a música eletroacústica é a mais avançada das tendências da música eletrônica hoje em dia. Seus principais compositores são os DJs e a banda Craftwork; 29) Handel compôs muitas peças geniais para couro; 30) música atonal é aquela sem som ou que explorou o não-som, mais ou menos quase um anti-som. Seus mais importantes criadores são da família Berg: Schoenberg, Albanberg e Weberg.

jorgecoli@uol.com.br


Texto Anterior: Os Dez +
Próximo Texto: Discoteca Básica: Elis, Essa Mulher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.