São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inadimplência gerou quebras nos Estados Unidos

DA REDAÇÃO

A crise financeira que atinge os EUA e aos poucos contamina a economia mundial teve origem no alto índice de inadimplência em créditos do tipo subprime (de segunda linha) para aquisições de hipotecas imobiliárias.
Com juros elevados, devido ao alto risco envolvido, os subprimes ganharam força como opção de grande rentabilidade. Mas o dinheiro disponível para os pagamentos pelos devedores acabou sendo menor do que a quantidade de crédito oferecida, o que desencadeou várias quebras.
Na semana passada, os desdobramentos da crise incluíram a compra do Bear Stearns, quinto maior banco de investimentos americano, pelo JP Morgan Chase, por US$ 236 milhões -menos de 7% de seu valor de mercado-, e a quinta redução da taxa básica de juros pelo Fed desde setembro -ela caiu de 5,25% para 2,25%, o que, até agora, não conseguiu frear a crise.


Texto Anterior: O coração do capitalismo
Próximo Texto: Mito e Wall Street convivem em "O Guesa"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.