São Paulo, domingo, 23 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em "Mitologias", Barthes desmistificou a vida cotidiana

DA REDAÇÃO

U ma das obras pioneiras na análise e interpretação da cultura de massa, "Mitologias" é uma reunião de artigos publicados por Roland Barthes na revista "Les Lettres Nouvelles" entre 1954 e 1956. Barthes (1915-80), que já trabalhava no Centro Nacional de Pesquisa Científica (Paris), se tornou célebre internacionalmente com a obra, publicada em 1957. Nela, o semiólogo opera uma "desmistificação" de objetos da vida cotidiana, interpretando desde a relação dos adultos franceses com os brinquedos até o striptease parisiense. As relações que cria entre objetos incluem comparações entre a catedral gótica e seu "equivalente" da época: o automóvel. Em prefácio redigido em 1970, Barthes resume: "Só haverá semiologia se esta finalmente se assumir como semioclastia".
O livro foi lançado no Brasil pela Difel (trad. Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer, 256 págs., R$ 32).


Texto Anterior: Astrologia do prazer
Próximo Texto: Qual é a música
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.