São Paulo, domingo, 24 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem é Habermas

O alemão Jürgen Habermas (1929) é um dos principais filósofos da atualidade. Herdeiro da tradição do pensamento crítico, é o expoente da segunda geração da Escola de Frankfurt, que procurou fazer a ponte entre marxismo e psicanálise. Em 2003, publicou com o filósofo francês Jacques Derrida, morto no ano passado, um manifesto contra a ação dos EUA no Iraque e a favor de uma política externa européia comum. Sua principal obra é "Teoria da Ação Comunicativa" (1981), embora o pensador aborde praticamente todas as áreas de sua disciplina, como epistemologia, filosofia da história, filosofia da linguagem, filosofia moral e política e teoria social.


Texto Anterior: O cisma do século 21 - Jürgen Habermas: "Os secularizados não devem negar potencial de verdade a visões de mundo religiosas"
Próximo Texto: O cisma do século 21 - Joseph Ratzinger: "O homem desceu até o fundo do poço do poder, até a fonte de sua própria existência"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.