São Paulo, domingo, 24 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS
Encontro reúne revistas culturais


Publicações literárias de vários países debatem em São Paulo a partir de amanhã


da Redação

A partir de amanhã (até quarta-feira), 37 representantes de algumas das mais expressivas publicações literárias ibero-americanas e dos EUA estarão reunidos em São Paulo, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade (r. da Consolação, 94), para discutir os rumos da política editorial.
"O Veículo da Poesia - Encontro Internacional de Periódicos Literários", evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em co-patrocínio com a revista "Cult", pretende dar o primeiro passo para uma "integração linguística e cultural entre os países de fala hispânica e portuguesa", segundo o seu coordenador, o poeta Horácio Costa.
Hoje pouco se sabe o que é escrito em países muitas vezes fronteiriços. Para que um autor, digamos, chileno se torne conhecido do público brasileiro (ou mesmo venezuelano), é preciso que ele antes ganhe notoriedade na mídia internacional, como ocorreu com o escritor Antonio Skármeta.
O fato é que sempre se falou do fosso que isola o Brasil de seus vizinhos de língua espanhola -cujas origens transcendem a simples "barreira linguística"-, mas muito pouco se fez até agora para reduzir essa distância. Nesse sentido, "O Veículo da Poesia" rompe com a inércia e abre possibilidades efetivas de um maior intercâmbio entre países latino-americanos.
Para Horácio Costa, o momento é propício para o encontro, já que nos últimos anos um grande número de revistas culturais passou a circular em bancas e livrarias -e não apenas no eixo Rio-São Paulo, mas em todo o país.
Estarão participando do evento, entre outras, as revistas "Vuelta" (México), "Diário de Poesia" (Argentina), "Colóquio-Letras" (Portugal), "Cuadernos Hispanoamericanos" (Espanha), "Imagem" (Venezuela) e "American Poetry Review" (EUA) e publicações brasileiras como "Poesia Sempre" (Biblioteca Nacional) e "Inimigo Rumor" (RJ), além do Mais!, da Folha (leia programação nesta página).
O encontro, que conta ainda com o apoio da Universidade de São Paulo e de outras instituições, consistirá em comunicações feitas por editores e representantes desses periódicos sobre temas como "Mercado e Literatura", "O Papel da Crítica Literária em Periódicos" e "O Avanço das Novas Tecnologias", seguidas de debates abertos ao público.
Além dessas atividades, em programação paralela, haverá uma exposição das revistas participantes no saguão da Biblioteca Mário de Andrade e, na terça-feira, às 10h e 19h30, uma leitura de poesias no salão 266 do prédio de Letras da USP (av. Prof. Luciano Gualberto, Cidade Universitária, São Paulo).
A entrada é franca e as incrições, gratuitas. Maiores informações pelo tel. 011/ 256-5777, ramal 121.
(Maurício Santana Dias)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.