São Paulo, domingo, 24 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo reuniu de teólogos a especialistas em inflação e direito

da Redação

Vinte estudiosos, de diferentes gerações e uma gama de disciplinas que variava da pesquisa acústica por computador à literatura italiana, passando por física teórica, teologia e estudos do direito, se reuniram em na Universidade Stanford para trabalhar juntos, durante cinco dias e -potencialmente- 24 horas por dia. O tópico deles era o conceito de "emergência", mas a agenda era a invenção de um novo formato de trabalho interdisciplinar, não mais conduzido basicamente por polidez acadêmica e curiosidade aleatória. O que se descobriu é de fato inovador intelectualmente e tem relevância para múltiplas disciplinas: existe um grau excessivo (tanto prático quanto teórico) de fixação em objetivos, que gera a estagnação de qualquer trabalho intelectual -ao passo que a capacidade de liberar os controles e permitir que o crescente fluxo de pesquisas em curso determine cada pesquisador será o mais poderoso catalisador de produtividade intelectual.
Entre os participantes do colóquio sobre "emergência" que são co-autores deste manifesto (publicado pela primeira vez pelo Mais!) estão estudiosos eminentes como Carl Djerassi, inventor da pílula anticoncepcional, Robert Laughlin, laureado com o Nobel de Física de 1998, Andrei Linde, um dos pais da nova teoria "inflacionária" sobre a origem do universo, Denise Schmandt-Besserat, uma das principais especialistas mundiais na história da escrita, e Terry Winograd, de atuação destacada na área da ciência da computação. A eles se uniram John Bravman (engenharia e ciência dos materiais), Richard Ford (estudos legais), Wlad Godzich (teoria literária), Hans Ulrich Gumbrecht (literatura comparada), Robert Harrison (literatura italiana), Andreas Kabliz (filologia românica), Allegra McLeod (estudos legais e literatura moderna), Stephen Lew (pesquisa de acústica por computador), Andrew Milne (pesquisa de design), Sandra Mitchell (filosofia da biologia), Catherine Pickstock (teologia), Violeta Sánchez y Lorbach (filosofia e sociologia), Martin Seel (filosofia), Matthew Tiews (literatura comparada) e Bernadette Weyler (estudos legais e literatura inglesa).


Texto Anterior: CIÊNCIA NoVA
Próximo Texto: + sociedade: Banalidade do mal e fantasia telenovelesca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.