São Paulo, domingo, 25 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ quem é

O historiador Boris Fausto, 73, estréia hoje como colunista da seção "brasil 504 d.C." (depois de Cabral). Fausto é um dos intelectuais mais respeitados do país. Seu livro "A Revolução de 30" foi decisivo no estudo de um período considerado fundamental para a compreensão do desenvolvimento brasileiro. Lançado em 1970, foi reeditado em 1998.
Formado em direito e em história pela USP, o historiador tornou-se, no final da década de 80, professor do departamento de ciência política da universidade. Atualmente, preside o conselho acadêmico do Gacint (Grupo de Conjuntura Internacional ).
É autor de, entre outros, "Trabalho Urbano e Conflito Social" (Difel, 1975), "Crime e Cotidiano" (Brasiliense, 1982), "Negócios e Ócios" (Companhia das Letras, 1997), "História do Brasil" (Edusp, 1994) e "Pensamento Nacionalista Autoritário" (Jorge Zahar, 2001). No momento, prepara o estudo "Brasil e Argentina - Caminhos e Descaminhos", que deve ser lançado neste ano pela ed. 34.


Texto Anterior: + brasil 504 d.C.: As revoluções da Revolução Russa
Próximo Texto: Uma viagem a São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.