São Paulo, domingo, 28 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

O pequeno grande mundo
A teoria dos "seis graus de separação" -de que os 6 bilhões de pessoas da Terra estariam afastadas umas das outras sempre por, no máximo, seis outras- foi proposta nos anos 60 e tem sido respaldada por estudos científicos. Mas, para Mark Buchanan, ela é só um exemplo de algo geral: a correlação dos seres vivos em sistemas em que as relações são muito estreitas e afetadas pela mínima intervenção pontual. A tese é defendida em "Small World" (Weidenfeld & Nicholson).

O arquivo imperial
A ruína econômica da Argentina é também cultural. Artigo do "Clarín" diz que a valorização do dólar tem estimulado a venda ao exterior- sobretudo ao "arquivo imperial" dos EUA- de livros, manuscritos e cartas de escritores argentinos. Tal sangria, que não é de hoje e já levou boa fatia de, entre outros, documentos de Borges e do anarquismo nacional, ressurge agora com o esforço feito pela Universidade Princeton para comprar os papéis de Silvina Ocampo e do marido Bioy Casares.

A Ferrari de Berlusconi
Depois de levar Schumacher ao penta na Fórmula 1, a Ferrari está "turbinando" também os ânimos nacionalistas na Itália de Berlusconi. Em artigo no "Corriere della Sera", o estilista Giorgio Armani diz que, "exemplar" como Sofia Loren, a moda ou a cozinha do país, o "bólido com o cavalinho rompante" da escuderia vermelha é um "símbolo italiano belíssimo, que faz sonhar todo o mundo, que acende a fantasia e é popular em toda latitude, toda língua e quase todo estrato social".



Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + autores: As cores do corvo na literatura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.