São Paulo, domingo, 28 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ notas

À margem do emprego

Uma nova tribo já se conta aos milhares na França: a dos "intelectuais precários". São artistas e estudiosos altamente qualificados, "plugados" nos avanços tecnológicos, mas privados de uma perspectiva estável de emprego e renda. O perfil desse grupo é descrito por Martine e Anne Rambach em "Les Intellos Précaires" (ed. Fayard, 18,25 euros, 330 págs).

Limites do relativismo

Seria possível contrariar o vale-tudo pós-moderno e reafirmar, como independentes das interpretações, o "fato" e a "verdade"? É o que se pergunta, com base na física e biologia modernas, o filósofo Robert Nozick, em "The Structure of the Objective World" (A Estrutura do Mundo Objetivo), 448 págs, U$ 35,00, ed. Harvard.

Democracia na América?

A "guerra ao terror" deflagrada pelos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro é o capítulo mais recente do processo histórico de destruição da democracia no país. Com seus novos poderes para vigiar e punir possíveis terroristas, o presidente George W. Bush destrói direitos civis, enfraquece o Congresso e a sociedade e consolida um "Estado policial". O diagnóstico sombrio é do escritor Gore Vidal em recente entrevista à revista inglesa "The New Statesman". Autor de, entre outros, "A Era Dourada" (ed. Rocco), Vidal crê que a ofensiva americana no Afeganistão sinaliza a emergência de um novo imperialismo, ilegítimo ao tentar impor o modo de vida do país que tem o "sistema político mais corrupto do mundo".


Texto Anterior: Os dez +
Próximo Texto: + 5 Animais na literatura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.