UOL


São Paulo, domingo, 29 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

Vampiros de Bram Stoker a Anne Rice
Quais são os elos que unem o "Drácula" (1897) gótico de Bram Stoker aos vampiros pós-modernos da best-seller Anne Rice? Por que o vampirismo é comum a gêneros tão diferentes como a ficção científica, o romance policial, a literatura infantil e a de horror? Essas são algumas das questões discutidas pelo crítico e escritor Jean Marigny em "Le Vampire dans la Littérature du 20eme Siècle" (ed. Honoré-Champion, 384 págs., 60 euros), que está saindo nesta semana na França.


Banquinho, violão... livro e filme
Para trocar Iowa por Nova York, o estudante de artes John Freyer fotografou todos seus objetos pessoais e os colocou à venda no site www.allmylifeforsale.com Mas ele se tornou um fenômeno de mídia após o Museu de Arte Moderna de Iowa comprar um banquinho de seu "acervo" e, também, o próprio site. A empreitada virou livro pela ed. Bloomsbury -e será filmada-, com fotos de cada objeto e imagens das visitas feitas por Freyer aos atuais proprietários de seus antigos objetos.


Livre expressão ao pé do ouvido
Os cerca de 28 mil alunos da Universidade Texas-Tech podem expressar livremente suas opiniões, desde que o façam em um recinto de menos de sete metros de diâmetro preparado pela universidade. Mais uma das criações paradoxais do politicamente correto, o "quartinho" é onde os alunos estão autorizados a "distribuir panfletos e realizar reuniões sobre assuntos não-autorizados" ou chamar uns aos outros de "belezura" sem incorrer em crime de assédio sexual, diz um comunicado.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + literatura: Os pecados de Cristóvão Colombo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.