São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relações perigosas

Filme ganhador de Cannes mostra a tensão em classe

DA SUCURSAL DO RIO

A complexidade das relações escolares foi abordada em alguns filmes que ajudam a refletir sobre os desafios de ensinar crianças e jovens do século 21. O mais atual é "Entre os Muros da Escola", do diretor Laurent Cantet, vencedor da Palma de Ouro, em Cannes, em 2008.
A produção -adaptada a partir de um livro homônimo- retrata com fidelidade documental as relações entre um professor francês e alunos de diferentes nacionalidades, ora pautadas pelo conflito e pelo questionamento do sistema, ora pela tentativa do mestre de trazer os jovens para seu lado.
Em contraponto às relações conflituosas de "Entre os Muros da Escola", outra produção francesa -o documentário "Ser e Ter"- faz um retrato mais romântico do magistério.
Lançado em 2002 pelo diretor Nicolas Philibert, mostra o cotidiano de Georges Lopez, professor dedicado de uma pequena escola do interior. Na mesma sala, trabalha com alunos com idades de 4 a 12 anos.
No Brasil, uma das obras que mais mergulham no cotidiano escolar é o documentário "Pro Dia Nascer Feliz", de João Jardim, exibido em 2007. Os protagonistas são jovens de seis escolas de realidades distintas: desde alunos de colégios particulares de elite em São Paulo a estudantes da periferia ou do interior do Nordeste.
O filme mostra que há angústias comuns, mas evidencia o abismo que os separa e como as relações sociais contribuem para criar ou não um clima que facilita a aprendizagem. (AG)


Texto Anterior: Fora da realidade
Próximo Texto: +Política: O futuro da nação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.