Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Montadora sugere evitar banco dianteiro

Toyota fez recomendação ao convocar 28,9 mil carros para recall por falha no airbag; Nissan chamará 148 unidades

Ação faz parte de um recall mundial de 3,4 milhões de veículos, que também envolve Honda e Mazda

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Nissan afirmou ontem que convocará para um recall no Brasil proprietários de 148 carros nos modelos Frontier e Pathfinder devido a problemas nos sistemas de airbag dos veículos.

A ação é parte de um recall mundial de 3,4 milhões de carros que também envolve as japonesas Toyota, Honda e Mazda. Segundo as empresas, os airbags podem se incendiar ou ferir os passageiros quando acionados.

A Nissan anunciou ontem que o recall brasileiro será aberto no dia 18 e envolverá unidades produzidas entre 2001 e 2003.

A empresa ainda não divulgou as numerações dos chassis envolvidos.

Globalmente, a empresa revisará 480 mil veículos.

SÓ NO BANCO DE TRÁS

A Toyota no Brasil convocou 28.964 unidades do Corolla nos modelos XEi e SEG para revisão e alertou os proprietários para que não utilizem o banco dianteiro do passageiro para o transporte de pessoas, devido às falhas no sistema de airbag.

Os veículos envolvidos foram produzidos entre 31 de maio de 2002 e 6 de agosto de 2003 e possuem chassis de numeração não sequencial entre 9BR538500004 e 9BR538530349.

No mundo, 1,73 milhão de veículos da Toyota estão sujeitos à ação, incluindo o modelo Camry, que não foi afetado no Brasil.

A Honda afirmou que revisará 1,14 milhão de carros no mundo. Sua unidade brasileira, porém, ainda deve se pronunciar sobre o assunto.

Já a Mazda disse não vender mais carros em território brasileiro desde 2000.

FORNECEDORA

Os airbags defeituosos usados pelas montadoras foram produzidos em uma fábrica no México da japonesa Takata, segunda maior fornecedora mundial de sistemas de airbag e que também produz cintos de segurança e assentos para crianças.

Anteontem, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça brasileiro notificou as montadoras pedindo que elas apresentem comunicado relativo ao recall.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página