Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

É preciso estar ciente do risco de empreender

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para o professor de finanças do Insper Michael Viriato, poupadores que decidem abrir um negócio próprio correm risco parecido com o de quem investe em ações.

Para ele, quem pretende iniciar uma empresa deve se fazer a seguinte questão: "Quanto esperaria ganhar investindo em ações de uma empresa que tem risco similar ao do negócio que quero abrir?"

Segundo Viriato, a principal diferença entre os investimentos está no gerenciamento do negócio. Enquanto as empresas com ações em Bolsa têm uma gestão profissional, no novo negócio o empreendedor estará à frente.

Para ele, a vantagem do negócio próprio está na descoberta de uma oportunidade. "Vários empreendedores começaram muito pequenos e hoje têm fortunas. A questão é estar ciente dos riscos", diz.

O planejador financeiro Valter Police concorda que o risco de investir em um negócio é alto. "Em geral, a pessoa tem menos capacidade de capital, menos experiência de gestão e, por isso, o risco aumenta. Só vale a pena se a rentabilidade for muito alta."

De acordo com Police, o investimento em Bolsa é mais adequado para o longo prazo --para minimizar os riscos de perda com as oscilações no mercado.

"A escolha do melhor investimento depende do objetivo. Se for para garantir a aposentadoria, pode colocar na Bolsa. Agora, se for para juntar dinheiro para abrir um negócio, a Bolsa não é uma boa opção", afirma Police.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página