Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Com Europa em crise, Fnac investe no Brasil

Com a crise na Europa, a operação brasileira da multinacional Fnac passou a receber maior atenção da matriz.

Enquanto nos outros países onde atua houve retração de 4% no terceiro trimestre, o Brasil registrou alta de 10%. Na França, a queda foi de 6%.

O faturamento local deve subir 30% em novembro.

Executivos estrangeiros têm sido trazidos para ocupar funções estratégicas e tocar um plano de expansão que deve testar novos mercados e modelos de lojas ainda não experimentados pela companhia.

"Temos um plano de expansão importante para o Brasil, que deve incluir novos Estados", diz o francês Jacques Brault, diretor da empresa no país, que até o ano passado ocupava o cargo na Grécia.

"Sentimos a diferença econômica. A diretora de marketing veio de Portugal."

Ainda mantido em sigilo, o plano de expansão deve abranger lojas menores, de cerca de mil metros quadrados, muito diferentes do modelo padrão, de 3.000 m², que a empresa tem atualmente.

O foco do novo tamanho é provavelmente o Rio, em bairros como Leblon e Ipanema.

"Podem ser menores, com uma seleção de produtos, mas por que não maiores também? Depende das oportunidades e mercados de cada cidade. Na França temos uma de 8.000 metros quadrados", afirma.

A companhia tem hoje 15 mil funcionários e 152 lojas, dez delas no Brasil. O faturamento registrado no ano passado foi de € 4,47 bilhões.

FROTA JOVEM

A empresa rodoviária Viação Cometa decidiu antecipar uma parcela dos investimentos previstos para 2012 na renovação de sua frota e adicioná-la ao orçamento deste ano.

O último veículo, que faz parte de um aporte de aproximadamente R$ 107 milhões, será entregue no primeiro trimestre de 2012.

"Até dezembro, teremos recebido 105 unidades. Outras 110 virão até março", afirma Carlos Otavio de Souza Antunes, presidente da companhia.

Antes do final deste ano, a empresa começa a rodar uma linha de ônibus chamada GTVs (Gran Turismo Veículo) no trajeto entre São Paulo e Curitiba.

"Esse é um modelo mais moderno, que tem poltronas-leito e assentos executivos separados por uma divisória", afirma.

O reforço de investimento faz parte de um projeto da empresa para reduzir a idade de sua frota, que tem hoje 5,4 anos em média e deve cair para 3,5 anos, de acordo com Antunes.

Com frota de mil ônibus, atualmente são transportados cerca de 1,2 milhão de passageiros por mês.

LUA CRESCENTE PARA CABELOS

O Brasil, que hoje ocupa a sétima posição no ranking mundial da L'Oréal, alcançou, no acumulado deste ano até setembro, a segunda maior contribuição para a expansão do faturamento do grupo depois da China.

A L'Oréal Brasil registrou R$ 1,33 bilhão de faturamento nos nove primeiros meses de 2011, aumento de 11,2% ante o mesmo de 2010.

Produtos para cabelos e desodorantes são os que mais impulsionam os resultados, segundo a companhia.

O desempenho da unidade brasileira é superior ao da indústria nacional de higiene e beleza, que cresceu 9% até agosto, segundo Abihpec (associação do setor).

O faturamento global no trimestre foi de €4,93 bilhões, alta de 5,1% ante 2010. A operação latina cresceu 14% e a asiática, 13,1%.

CASA DE LUXO

O mercado de casas de luxo está mais aquecido neste ano do que em 2010, segundo pesquisa da Christie's International Real Estate feita com 129 representantes da empresa em todo o mundo.

O estudo mostra que, segundo os corretores, 67,5% dos compradores estão mais ativos que no ano passado.

De acordo com o relatório feito pela empresa, Brasil, Canadá e Suíça são alguns dos países com maior demanda por imóveis de luxo.

No Brasil, o acesso ao crédito, o fato de o país ser rico em recursos naturais, a Copa e os Jogos Olímpicos são citados como fatores que propulsionam a economia e aquecem o mercado.

As vendas da Judice & Araujo, representante da Christie's no Rio de Janeiro, aumentaram 157% nos oito primeiros meses de 2011, ante mesmo período do ano passado.

No caso do Canadá, foi a economia forte, aliada à política fiscal conservadora e ao acesso ao "financiamento responsável", que elevou o interesse pelos imóveis luxuosos, segundo o estudo.

Goiás A Grant Thornton acaba de inaugurar escritório em Goiânia para atender seus clientes locais. Na região, a auditoria já trabalha com os setores de eletroeletrônicos, prestação de serviço, agronegócio, construção civil, fundos de pensão, entre outros.

Atrás das cortinas O livro "Nos Bastidores do Lehman Brothers: Como Grandes Impérios Podem Virar Pó", escrito pelo editor de finanças do jornal "Financial Times", Peter Chapman, acaba de ser lançado no Brasil.

Chapman conta a história do banco desde a chegada de seu fundador, Henry Lehman, original da Bavária, nos EUA de 1844 até a derrocada da instituição em 2008.

Roupa nova A Companhia do Bordado abrirá 85 franquias no Brasil em 2012. A prioridade da rede, que tem hoje 23 unidades, é intensificar sua presença na região Sudeste em São Paulo, Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro.

Comida A rede de lojas de alimentação Seletti abrirá suas primeiras franquias no Nordeste e em Brasília em 2012. Com 15 inaugurações, a companhia terminará o ano que vem com 45 unidades e espera triplicar o seu faturamento.

Café infantil Os brasileiros que vivem com crianças de menos de 12 anos gastam uma parcela maior de seus salários com alimentos para o café da manhã, como iogurte e biscoito, de acordo com levantamento da Nielsen.

com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.