Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Implantação de infraestrutura ampliou a atratividade comercial de Paraisópolis

CLAUDIO BERNARDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Paraisópolis, oriundo de uma favela formada no Morumbi na década de 1950, aos poucos vai se transformando em um bairro da cidade.

A implantação de infraestrutura na região, a partir de 2005, reintegrou a área à malha urbana do município, por meio da execução de avenida perimetral e pavimentação das ruas, construção e instalação de redes de esgoto, desobstrução e canalização de córregos, construção de calçadas e espaços de lazer.

E, entre outras medidas, propiciou a entrada de sete linhas de transporte público.

Essas medidas urbanas tornaram a região mais segura e possibilitaram a entrada, com segurança de tráfego, de veículos de transporte de cargas e mercadorias.

Tal ação, aliada à concentração de mais de 80 mil pessoas, faz de Paraisópolis um bairro atrativo para ampliar o comércio local.

Com um sistema viário próprio planejado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e outro binário, com ruas em sentido único, uma paralela à outra, o fluxo de tráfego no bairro está adequado à movimentação interna necessária para garantir acesso aos diversos polos.

A urbanização e a instalação de infraestrutura básica incentivaram o desenvolvimento de inúmeros programas sociais, o que aumenta a população flutuante.

Embora ali ainda predomine certa informalidade e pobreza, existe uma parcela em franca ascensão social, fator de estímulo ao acesso a mercadorias e produtos mais sofisticados, normalmente consumidos pela população vizinha do bairro do Morumbi.

Redes de varejo importantes, como Casas Bahia, já se instalaram no local em razão das condições oferecidas. E outras, seguramente, chegarão para atender o aumento da demanda. Com certeza, isso proporcionará um ciclo virtuoso ao bairro.

A instalação de equipamentos urbanos mais elaborados e a construção de edificações com serviços variados farão com que novos empreendimentos comerciais se estabeleçam por ali e, sem dúvida, a valorização imobiliária torna-se inevitável.

O aumento de poder aquisitivo da população nos grandes centros, registrado nos últimos anos, em conjunção com medidas de urbanização, propicia o funcionamento do comércio na área, cuja população é equivalente a uma cidade do porte de Mogi-Mirim ou Paulínia.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.