Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Lufthansa adia estreia de superjumbo 747-8 no Brasil

Negociações para certificar Guarulhos para receber o avião começaram há mais de cinco anos, mas autorização ainda não saiu

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

A Lufthansa adiou os planos de incluir o superjumbo 747-8 em sua rota para o Brasil este ano pois o aeroporto de Guarulhos ainda não está certificado para receber o avião. Com 362 assentos, o jato polui 20% menos e é 13% mais econômico do que o Boeing 747-4, usado atualmente pela companhia entre Frankfurt e São Paulo.

"Nossa intenção era começar a voar em outubro desde ano, mas perdemos a oportunidade e o avião foi para a rota de Hong-Kong", diz a diretora geral da Lufthansa no Brasil, Annette Taeuber. A Lufthansa é a primeira companhia no mundo a operar o avião, que entrou em operação, na versão de passageiro, em maio do ano passado. A empresa negocia a possibilidade de trazer o avião para um voo demonstração na semana que vem.

Negociações para certificar Guarulhos e outros aeroportos brasileiros para receber o 747-8 começaram em 2008, diz a presidente da Boeing no Brasil, Donna Hrinak. Mas apesar de participar de dezenas de reuniões sobre o assunto, a Infraero, que até fevereiro respondia por Guarulhos, nunca entrou com pedido de certificação junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Para obter o certificado, é preciso adaptar alguns procedimentos operacionais, o que nunca foi feito pela Infraero.

GRU Airport, o concessionário de Guarulhos, entrou com o pedido para liberar a versão de passageiros na semana passada. A Anac diz que está analisando, mas não deu prazo. A intenção de GRU é estar habilitado para operar com os jatos dos dois fabricantes na inauguração do novo terminal, em maio de 2014. Procurada, a Infraero não respondeu até o fechamento desta edição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página