Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Experiências, máquina de café e chá são tendências de presentes

Gasto do brasileiro com mimos é o maior entre os emergentes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Todo fim de ano é o mesmo drama. O que escolher para familiares e amigos? Não repetir Natais anteriores é a mais importante regra ao presentear, dizem especialistas.

Neste ano, experiências diferentes se fortaleceram como opção para quem busca novidade. Há empresas especializadas em empacotar cursos e atividades de lazer em vales colocados à venda em livrarias e supermercados.

Pode-se escolher entre uma partida de tênis com um atleta famoso ou um salto de paraquedas, por exemplo.

Quem já cansou de dar vinhos também consegue variar com acessórios e suprimentos para as modernas máquinas de café ou caixas de chás mais sofisticados.

"A disposição de tirar um tempo para pensar no gosto do outro é o carinho do gesto", diz a consultora de etiqueta Ligia Marques.

Elaborando um orçamento simples para os mimos

-basta estabelecer um teto para as despesas e ater-se ao número-, evita-se criar problemas para 2012.

"A lista ajuda na organização do tempo nessa época tão conturbada", lembra Silvana Bianchini, personal shopper do Iguatemi, em São Paulo.

Para prestadores de serviço e familiares próximos, uma boa ideia é oferecer uma quantia em dinheiro. "Pela praticidade e certeza de que se está agradando", afirma Felipe Buckup, do banco Western Union no Brasil.

Pesquisa mundial do banco mostra que o gasto do brasileiro com presentes será de R$ 792 em 2010 -o maior entre os emergentes e já bem próximo dessa despesa nos países ricos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.