Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON mauro.zafalon@uol.com.br

Vendas de máquinas agrícolas fecham o primeiro semestre com forte alta

As vendas de máquinas agrícolas no país acompanharam o ritmo da safra recorde de grãos no primeiro semestre deste ano.

As indústrias do setor enviaram ao atacado 32.550 tratores no período, crescimento de 27% em relação ao mesmo intervalo de 2012, segundo estimativas do mercado.

O aumento nas vendas de colheitadeiras foi ainda mais significativo, de 69% na mesma comparação, com 3.929 unidades comercializadas entre janeiro e junho de 2013.

As vendas, que haviam perdido força em maio, voltaram com força em junho. No mês passado, 504 colheitadeiras foram colocadas nas revendas --o dobro do registrado em junho de 2012.

A quantidade de tratores enviados às lojas, por sua vez, aumentou 27% em junho, para 6.029 unidades.

Os números indicam um desempenho recorde para a primeira metade do ano. Em 2010, considerado um dos melhores anos da história para o setor, as vendas de máquinas agrícolas somaram cerca de 35 mil unidades no primeiro semestre. Neste ano, segundo os dados preliminares, elas superaram 36 mil.

Em 2012, quando a comercialização bateu recorde anual, o resultado foi prejudicado nos primeiros meses do ano pela seca, que afetou a produção e a rentabilidade dos agricultores principalmente na região Sul do país.

Neste ano, porém, a supersafra de soja e os seus bons preços --ainda influenciados pelos baixos estoques-- estimularam as vendas.

O bom desempenho do setor ajudou também no modesto crescimento da economia. A alta nos investimentos, no primeiro trimestre, foi impulsionada pela comercialização de máquinas.

Commodities não voltam a subir em 2014, diz banco

A alta do dólar e a desaceleração da economia chinesa levaram os economistas do Itaú Unibanco a reduzir a sua estimativa para os preços das commodities no ano que vem.

O banco, que projetava alta de 1,4% para o ICI (Índice de Commodities Itaú) em 2014, agora espera estabilidade. Para 2013, a previsão de queda de 3,9% foi mantida.

Em junho, o ICI caiu 1,3% ante maio, afetado pelos preços dos metais. O ouro, por exemplo, cai 11% em 30 dias.

Como a alta do dólar não é acompanhada por aumento nas expectativas de inflação nos EUA, o ouro --visto como proteção contra a alta dos preços-- ficou menos atrativo.

Efeito safra Apesar de a chuva atrapalhar a moagem de cana em junho, o preço do etanol ao consumidor caiu 8% no mês passado no município de São Paulo, apontou ontem o IPC-Fipe.

Trégua O grupo alimentação foi o único a apresentar retração em junho. O preço do feijão caiu pela primeira vez primeira vez desde dezembro. Nas últimas quatro semanas, o recuo foi de 1,6%.

Proteção 1 A Abrasem (associação de sementes e mudas) quer estimular o uso consciente de milho transgênico. Neste mês, inicia uma campanha para orientar o produtor a combinar lavouras de milho transgênico com outras sem essa tecnologia.

Proteção 2 O objetivo é evitar o desenvolvimento de pragas resistentes ao milho transgênico (Bt), que já representa 80% das sementes do cereal vendidas no país.

Recorde A produção de biodiesel atingiu 1,15 bilhão de litros até maio --o maior patamar já registrado para o período, segundo a Abiove.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página