Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Telecomunicações

América Latina fecha acordo para integrar banda larga na região

DE BRASÍLIA - Falta banda larga nos países da América Latina, e as soluções para essa lacuna passam todas pela integração regional, aponta estudo inédito do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que será apresentado hoje, em Brasília, em encontro dos ministros das Comunicações de 13 países da América Latina. Eles deverão assinar um acordo de cooperação para maior integração regional.

A América Latina é a região que mais depende da infraestrutura dos EUA e da Europa para o tráfego de dados entre seus países e o restante do mundo. Essa dependência representa um dos maiores empecilhos para disseminar o serviço a preços acessíveis para países em desenvolvimento.

Segundo Antonio García, um dos responsáveis pelo estudo, isso ocorre porque as tarifas de interconexão são reguladas pelos provedores internacionais com base em diferentes fatores, como concorrência, distância e capacidade.

O estudo do BID recomenda que a região adote medidas de integração para reduzir a dependência externa e os custos associados à conectividade de internet. A América Latina é uma das áreas do mundo com o menor número desses pontos de troca, com somente 35 dessas estruturas de conexão entre 13 países.

Segundo Flora Painter, chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do BID, é preciso também "rever os marcos regulatórios e o desenvolvimento de conteúdo local, por exemplo".

(SOFIA FERNANDES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.