Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise juros

Com eleições à vista, questão é até onde BC vai

Impressão é que o Banco Central resolveu retomar a sua autonomia

O BC divulgou a ata da 176ª reunião do Copom e confirmou a expectativa de que a taxa de juros tem grandes chances de retornar aos dois dígitos ainda neste ano.

Haverá mais três reuniões até o encerramento de 2013. Caso a autoridade monetária mantenha o ritmo atual de alta de 0,5 ponto percentual a cada novo encontro, a taxa Selic chegará a 10% ao ano. A última vez que a taxa atingiu dois dígitos tinha sido em janeiro de 2012.

Foi um longo período de alinhamento com a política econômica do governo, que se traduziu em resultado muito amargo para a economia nacional. A taxa média de crescimento no biênio 2011-2012 foi de apenas 1,8%, enquanto a taxa média de inflação medida pelo IPCA foi de 6,2%.

Parece que agora, porém, a autoridade monetária resolveu retomar sua autonomia e focar a política monetária no controle inflacionário.

Tal afirmação se ampara no parágrafo 31 da ata, em que o colegiado declara sua grande preocupação com os efeitos deletérios da inflação sobre a dinâmica macroeconômica.

No entanto, houve um tempo desnecessário em que a execução da política monetária no Brasil se tornou vacilante ao acomodar a taxa de inflação em um nível muito elevado e mais próximo do limite superior (6,5%) da meta para inflação do que seu centro (4,5%).

Tal condição se traduziu, também, no aprofundamento do desequilíbrio fiscal no país. Surgiram então inúmeros malabarismos fiscais para realizar o superavit primário e, com isso, preservar a confiança de empresários, investidores e consumidores.

Não deu certo. O gosto tem sido amargo para o governo: perda de popularidade.

A ação do Copom é um pouco tardia, e não se espera uma redução significativa da inflação antes de 2015 se a atual estratégia for mantida.

Mas, em razão do provável efeito deletério no mercado de trabalho e do calendário eleitoral em 2014, uma posição mais enérgica do colegiado, com elevações mais ousadas na taxa Selic, não deve acontecer.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página