Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Efetivação de temporários cai 20,8% no 1º semestre

O número de trabalhadores temporários efetivados no país no primeiro semestre deste ano caiu 20,8% em relação ao mesmo período de 2012, segundo balanço do Sindeprestem (sindicato paulista do setor e das empresas de serviços terceirizáveis).

No total, 9.900 profissionais tiveram suas carteiras assinadas permanentemente, ante 12.500 em 2012.

A quantidade de contratações temporárias, porém, cresceu 9% no período. Foram 135 mil vagas ocupadas. Em 2012, haviam sido 123,8 mil.

O levantamento foi feito com base no período das férias de verão (durante janeiro e fevereiro) e nos feriados de Páscoa e de Dia das Mães.

"A economia brasileira tem dado sinais de desaceleração, com aumento da taxa de juros e da inadimplência do consumidor. Os empregadores estão receosos com o futuro e essa preocupação tem impacto direto nas efetivações", diz Vander Morales, presidente da entidade.

Apenas no feriado de Páscoa, as contratações permanentes passaram de 17.500 em 2011 para 7.000 em 2012. Neste ano, o número chegou a 4.400, de acordo com o levantamento do sindicato.

Para o segundo semestre, o setor prevê manter o índice de crescimento de 9% para as vagas temporárias. O número de funcionários efetivados, no entanto, deverá diminuir novamente.

37 MIL
foi o número total de efetivações durante todo o ano de 2012

135 MIL
foram as vagas temporárias criadas no primeiro semestre de 2013

Moradia negociada

O preço dos aluguéis na cidade de São Paulo fechou junho com alta de 8,4% no acumulado dos últimos 12 meses, segundo balanço do Secovi-SP (sindicato da habitação).

O percentual é superior ao do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) do mesmo período, que foi de 6,3%.

"Os preços estão se estabilizando, pois, há um ano, a discrepância entre os dois indicadores era muito maior do que a atual", diz Mark Turnbull, diretor da entidade.

Em junho de 2012, o aumento acumulado do valor de locação estava em 13,2%, ante 5,1% do IGP-M.

A diferença entre os índices permaneceu elevada desde 2010 por causa da recuperação do setor de construção após a crise econômica mundial de 2008, diz Turnbull.

"Neste ano, com a inflação em alta e o clima de insegurança, os proprietários dos imóveis precisam adequar seus preços às necessidades dos locatários."

A previsão é que não haja grandes alterações no setor nos próximos meses.

Em relação a maio, junho teve um acréscimo de 1,2%, de acordo com a entidade.

Demanda de pessoas físicas por crédito registra baixa

A demanda de pessoas físicas por crédito registrou queda tanto no mês de junho como no acumulado do primeiro semestre, de acordo com indicador que será divulgado hoje pela Boa Vista Serviços, que administra o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Em junho, a procura teve baixa de 4% ante o mês anterior. No primeiro semestre do ano, o índice recuou 0,3% na comparação com o mesmo período de 2012.

Apesar da pequena variação negativa no acumulado, a queda é significativa quando se leva em consideração que, no primeiro semestre do ano passado, a demanda havia crescido 9,5%.

Fatores como a alta de preços, a acomodação da renda e o crescimento menor da economia são causas da redução, diz Flávio Calife, economista da entidade.

"Esse cenário tem afetado muito a confiança do consumidor e isso se reflete na desaceleração pela procura por crédito", afirma.

Data... As vendas a prazo do comércio brasileiro na semana que antecede o Dia dos Pais devem crescer 4% ante o mesmo período de 2012.

...fraca Nos anos anteriores, as expansões foram de 4,75% (em 2012), 6,86% (2011) e 10% (2010), segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Ao cliente A Samsung irá instalar no país, neste semestre, dois centros que oferecerão assistência técnica com atendimento "premium". A primeira unidade será em SP.

No ar O aeroporto de Cabo Frio conseguiu autorização da Anac para receber os novos cargueiros da Boeing, com capacidade para 140 toneladas.

profissionais treinados

Apenas 14% das empresas têm programas de retenção de talentos e práticas de participação acionária e de bônus, segundo pesquisa da Deloitte.

O levantamento foi feito com 106 corporações nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Apesar do índice baixo, 62% querem implantar ou revisar programas de capacitação de mão de obra neste ano.

"Há um esforço das empresas em desenvolver seus funcionários para que eles avancem na carreira, pois é caro fazer processo seletivo", afirma Roberta Yoshida, diretora da consultoria.

O recrutamento interno cresceu entre 2012 e 2013, segundo a pesquisa. Para o cargo de supervisor (quarto nível hierárquico), por exemplo, o método foi apontado como opção por 73% das empresas, ante 65% em 2012.

Para os cargos superiores, as empresas de RH são a primeira opção.

na mira dAs FRAUDEs

As tentativas de fraude contra os consumidores brasileiros chegaram a 1 milhão no primeiro semestre deste ano --alta de 1,8% na comparação com o mesmo período de 2012, segundo dados da Serasa Experian que serão divulgados hoje.

"Um brasileiro é vítima a cada 15 segundos", diz o economista do grupo Carlos Henrique de Almeida.

Com documentos roubados ou identificações falsas, os golpistas fazem emissão de cartões de crédito, financiamento de eletrônicos, compra de celulares e carros e abrem contas e empresas.

O setor de telefonia lidera a lista de fraudes com 40%. Em seguida, vêm os segmentos de serviços (32%), bancos (19%) e varejo (8%).

O economista alerta para o consumidor não entregar seus dados a estranhos e ter atenção com promoções e pesquisas que pedem documentos. Também diz que cadastros de dados sevem ser feitos apenas em sites de confiança e que se deve ter cuidado com informações pessoais em redes sociais.

Fiel... O programa de fidelização Dotz, que tem 8,3 milhões de participantes, chega em agosto a Santa Catarina e Paraná. Nesses Estados, terá parceria com a rede de supermercados Angeloni, além das empresas com as quais já atua nacionalmente.

...comprador O programa também irá ampliar, ainda neste ano, sua presença no interior de São Paulo (Itu, Sorocaba e Vale do Paraíba), na região metropolitana do Rio e no interior de Minas. Em 2012, a Dotz faturou R$ 230 milhões.

Turismo... O governo do Amazonas formou uma comissão para discutir com organizações indígenas do Estado a criação de um roteiro turístico para a Copa-2014.

...indígena A proposta é que estrangeiros em visita a Manaus para o evento esportivo recebam um guia para conhecer rituais e tradições típicas dos povos indígenas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página