Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Teles superam bancos em lista de reclamações

Setor teve aumento de 29% no número de queixas de consumidores em 2013, diz Procon-SP

DE SÃO PAULO

O setor de telecomunicações foi o campeão de reclamações em seus canais de atendimento no primeiro semestre de 2013 em São Paulo, segundo levantamento do Procon-SP (órgão de defesa do consumidor).

O órgão registrou aumento de 29% no número total de reclamações em relação ao primeiro semestre de 2012, o que fez o setor ultrapassar os bancos, até então campeões.

As teles foram responsáveis por 31% das queixas no Procon, com um total de 39,5 mil reclamações.

Já os bancos responderam por 28% do total. O número total de reclamações permaneceu praticamente inalterado, em cerca de 35 mil.

O ranking aponta também as empresas que lideraram as reclamações no último semestre e responderam por mais da metade das reclamações no período.

A Vivo foi a campeã, com 5.756 reclamações, seguida pelo Itaú, com 3.981. Em terceiro lugar, ficou a Claro, com 3.703 registros.

Segundo o Procon, as principais reclamações à Vivo se referem a ineficiência da instalação de linhas, devido a falta de reparo, e serviço inoperante (linha muda).

Segundo o órgão, esses problemas incidem diretamente na qualidade do serviço e indica problemas estruturais da empresa.

Das instituições financeiras, os problemas mais recorrentes se referem a cobrança indevida de faturas, em cartão de crédito e conta-corrente, além da cobrança de tarifas, sobretudo em financiamento de veículos.

O Procon destacou também o setor de comércio eletrônico, que tem observado aumento nas reclamações, segundo o órgão.

O grupo B2W, que agrega Americanas.com, Submarino, Shoptime, Soubarato e Lojas Americanas, é o primeiro a aparecer no ranking, em 13º lugar.

Apesar do alto número de reclamações, a maior parte das empresas tem índices altos de resolução no primeiro atendimento, de 80%. Sabesp, Vivo e B2W têm 90% de resolução.

O Procon considera no ranking o número absoluto de atendimentos. Assim, empresas com mais clientes tem maior propensão a aparecer no levantamento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página