Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Venda de celular da Samsung é o dobro da Apple

Sul-coreana comercializa 76 milhões de smartphones no 2º tri, ante 31 milhões da americana

DE SÃO PAULO

A Samsung vendeu 76 milhões de smartphones no segundo trimestre, mais que o dobro dos 31,2 milhões de iPhones comercializados pela Apple (segunda maior empresa no aquecido segmento), segundo dados divulgados pelas companhias.

No trimestre anterior, a fabricante sul-coreana também havia sido a líder, mas não com margem tão ampla.

Segundo a consultoria IDC, as duas líderes perderam participação de mercado nesses três meses, ao mesmo tempo em que houve crescimento de marcas menos expressivas, como LG (Coreia do Sul), Lenovo (China), ZTE (China), Alcatel-Lucent (França) e Huawei (China).

A Samsung tem 30,4% do segmento (mais que as outras quatro líderes combinadas) e é seguida por Apple (13,1%), LG (5,1%), Lenovo (4,7%) e ZTE (4,2%).

O relatório divulgado pela firma de pesquisa aponta um crescimento de 52,3% do volume de aparelhos enviados produzidos em relação ao mesmo período do ano passado, para o total de 237,9 milhões de unidades.

A produção global de celulares (que inclui os smartphones e telefones menos potentes, chamados de featurephones) também avançou, para um total de 432,1 milhões de dispositivos (incremento de 6%).

Nesse outro cenário, mais abrangente, a Apple é a terceira colocada: a finlandesa Nokia está na segunda posição, com 14,1% do mercado (queda significativa ante os 20,5% que ostentava no ano passado).

Segundo a IDC, a empresa sul-coreana é líder no maior mercado de smartphones do mundo, a China, com uma participação de 19%.

A Apple, por sua vez, perdeu terreno no país asiático e tem apenas 10%.

BALANÇO

O lucro da Samsung subiu 50% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, para o equivalente a US$ 7 bilhões, turbinado pelas vendas de smartphones e tablets.

A empresa sul-coreana, no entanto, prevê que no próximo trimestre o ritmo de aumento na receita com esses aparelhos caia, em meio à maior competição e ao fraco desempenho da economia global.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página