Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ciclo de aumento dos juros já encarece crédito ao consumidor

Ritmo de crescimento dos empréstimos é menor; inadimplência cai

RENATA AGOSTINI DE BRASÍLIA

Os efeitos do ciclo de aperto monetário promovido pelo Banco Central, que desde abril já realizou três altas dos juros, começaram a aparecer para o consumidor, segundo dados divulgados ontem pela autoridade monetária.

Em junho, a taxa média cobrada nas operações em que os bancos são livres para definir o juro aplicado foi de 26,5%, alta de 0,7 ponto percentual ante o mês anterior. Em maio, ela recuara.

Houve alta no juro médio cobrado de consumidores e de empresas. Aumentou também a taxa com recursos direcionados --que incluem os financiamentos concedidos pelo BNDES, o crédito habitacional e o rural.

Mesmo com empréstimos mais caros, o calote recuou.

A inadimplência média no crédito livre chegou a 5,2%, o menor patamar desde agosto de 2011. A redução ante maio foi de 0,3 ponto percentual, maior queda da série, iniciada em março de 2011.

Para o BC, a redução da inadimplência é consequência do alongamento dos prazos dos financiamentos e da mudança na política dos bancos, que passaram a exigir mais garantias dos tomadores.

"Tivemos períodos em que a parcela inicial de pagamento era baixíssima. A pessoa conseguia empréstimo sem aportar quase nenhum recurso e, ao ficar inadimplente, perdia muito pouco. Agora não. Isso ajuda a segurar a inadimplência", afirmou Tulio Maciel, chefe do departamento econômico do BC.

A maior seletividade dos bancos teve reflexos também no volume de crédito concedido, que caiu em junho.

Isso fez com que o ritmo de crescimento do saldo de financiamentos na praça também diminuísse. Nos empréstimos às famílias com recursos livres, o avanço foi de 7,9% nos 12 meses encerrados em junho. Em 2010, chegou a 20%, mas veio caindo.

"Além da posição mais conservadora dos bancos, há a queda no nível de confiança dos tomadores. O mercado de trabalho está mais fraco, e as famílias, com menos capacidade de fazer financiamento", diz Wermeson França, economista da LCA Consultores.

A participação dos bancos públicos no crédito total chegou a 50,3% --maior patamar desde março de 2007, início da série histórica.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página