Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

'Papamóvel' brasileiro, Idea vai para futuro museu da Fiat

DE SÃO PAULO

A minivan Idea usada pelo papa Francisco no Rio de Janeiro não irá mais rodar. A Fiat guardará o carro em seu acervo, na fábrica de Betim (MG), e pretende colocá-lo em exposição em um futuro museu.

A marca italiana alcançou um feito perseguido pelos maiores fabricantes de carros do Ocidente: fazer o pontífice desfilar em um de seus veículos em eventos públicos.

A Idea fazia parte de frota de quatro carros cedidos pela Fiat à organização da Jornada Mundial da Juventude. Havia outros modelos de diversas marcas à disposição, mas o teto alto e as grandes janelas do carrinho estavam adequados ao desejo do papa.

Dessa forma, a Fiat conseguiu quebrar a hegemonia da alemã Mercedes-Benz, que desde 1930 entrega regularmente um veículo especial ao líder da Igreja Católica. O último foi um jipe de luxo ML adaptado, com a tradicional cúpula envidraçada blindada.

O carro foi apresentado a Bento 16 em dezembro. Recentemente, Dieter Zetsche, presidente-executivo da montadora, fez entrega simbólica do mesmo carro a Francisco. O pontífice recebeu também uma bicicleta elétrica.

Em 2005, a BMW presenteou Bento 16 com um jipe de luxo X5, também blindado. O carro foi incorporado à frota oficial, mas não há registros de seu uso.

Francisco não demonstra afeição pelos carros à prova de balas. Em seus deslocamentos pelo Vaticano, é visto frequentemente em um Ford Focus sem muitos luxos, assim como a Idea do Rio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página