Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jornal lidera lista de mais compartilhados

Galeria de imagens do terremoto no Japão do 'The New York Times' encabeça ranking de repercussão no Facebook

De 40 artigos mais destacados por usuário, 21 são da mídia dita tradicional, como CNN e 'Washington Post'

NELSON DE SÁ
ARTICULISTA DA FOLHA

O site do jornal "The New York Times" encabeça a lista de 40 "artigos mais compartilhados no Facebook em 2011", divulgada pela rede social na terça, 29 de novembro.

Um post do jornal com imagens do Japão antes e depois do terremoto e tsunami, em março, foi o mais compartilhado "com amigos".

Com 21 artigos, sendo dez do site do canal de notícias CNN, sete do mesmo "NYT", três do "Washington Post" e um do "Wall Street Journal", a mídia tradicional já soma, diretamente, a maioria dos posts relacionados.

Mas os dois outros únicos sites listados pelo Facebook, Yahoo e "Huffington Post", são em parte agregadores que recorrem também ao noticiário da mídia tradicional para criarem seus posts.

Dos 12 artigos do Yahoo, apenas dois são próprios, de seu blog sobre mães, ambos com vídeos de bebês.

Os demais ecoam, com novos textos ou reproduzindo vídeos, notícias originalmente veiculadas pelas grandes redes americanas de televisão (CBS, NBC), por jornais regionais dos EUA ou agências de notícias. Um se baseia no próprio "NYT". Outro, no "Huffington Post".

Dos sete artigos do "Huffington Post", quatro são de blogueiros do próprio site, dois derivam de notícias da NBC e um do blog Buzzfeed.

No total, da relação de 40 artigos mais compartilhados na rede social "ao longo do último ano", 32 são direta ou indiretamente produzidos pela mídia tradicional.

O Facebook não divulgou dados da quantidade de compartilhamento, só a lista em ordem decrescente.

O tema mais popular, somando 12 artigos, envolveu conselhos, comentários, notícias e vídeos sobre a relação entre pais e filhos. Outros dois trataram da relação entre homens e mulheres.

De maneira geral, há pouco compartilhamento de posts sobre celebridades e também de noticiário de tecnologia, áreas de atenção prioritária nos sites de notícias. Sobre a morte de Steve Jobs, fundador da Apple, o texto mais popular foi escrito por sua irmã, com lembranças familiares, e postado pelo "NYT".

O próprio Facebook, que fez a lista, é foco de apenas um post.

Outros temas que ganharam atenção, além dos mais diretamente familiares, foram animais domésticos, o desastre natural no Japão e uma discussão sobre mudanças no zodíaco.

O pouco de política se limitou a uma comparação de Barack Obama com George W. Bush, mais para o final.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.