Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

O que quer Jeff Bezos?

Dono da gigante on-line Amazon intriga analistas com suas pretensões para o "Washington Post", um dos jornais mais tradicionais dos EUA

RAUL JUSTE LORES DE WASHINGTON

"Abem in vignos, tam et; nos, cortus, more fac videssa noverum ocum pesici tasdam it vitermis consunum vit, venimpe rurore victatimum ese tam nis, coenati maionsultus. Cervilica me diciam vit L. Ad mente ca; inam nox mantea dius cut viris

A lista de especulações dos motivos que levaram o bilionário criador da Amazon, Jeff Bezos, 49, a comprar o centenário jornal "Washington Post" não para de crescer.

Para especialistas em mídia, Bezos quer entender como funciona a distribuição de informação "curta" pela rede, agora que já domina a de livros e de varejo em geral.

Outros opinam que ele gostaria de usar os editoriais do "Post" para ser ouvido na capital americana --e promover leis que abrangem de impostos a monopólios na internet.

E há quem diga que é apenas um projeto pessoal, mais vaidade do que negócios.

Bezos comprou na segunda o "Washington Post" por US$ 250 milhões.

O debate não se limita a cifrões. Há 226 anos, Thomas Jefferson, um dos pais da Constituição americana, afirmou que "entre um país com governo e sem jornais, e um sem governo, mas com jornais, prefiro o segundo".

Não são poucos que se questionam se Bezos bancaria a independência que levou a lendária editora Katharine Graham a publicar o escândalo de Watergate, que derrubou o presidente Richard Nixon, em 1974.

O colunista da revista "The Atlantic" James Fallows, amigo da família Graham, escreve que jornalismo sério é "quase inviável como negócio", por ser muito caro.

TABLETS

Em uma entrevista publicada no jornal alemão "Berliner Zeitung" no ano passado, Bezos disse que, "em 20 anos, os jornais impressos não terão utilidade".

"Mas descobrimos que as pessoas pagam por suas assinaturas no tablet. Logo, todos os lares terão tablets. Isso vai fortalecer os jornais."

Para o consultor de mídia Ken Doctor, os jornais saíram das bolsas para as mãos de "poucos bilionários, que têm apetite por papéis sociais e cívicos, além dos financeiros".

Já Fallows acha que o investimento que Bezos está fazendo é modesto se comparado "ao que fizeram em uma era anterior os Rockfellers, os Carnegies e os Fords ao criar universidades e fundações" e que será preciso mais para revitalizar o jornal.

Otimista, ele defende que "os maiores beneficiários desses anos dourados reinvistam na infraestrutura da nossa inteligência pública".

O escrutínio sobre as posições políticas de Bezos apenas começou. Sabe-se que ele fez mais doações a candidatos democratas do que a republicanos e que fez doações para a fundação que publica a revista "Reason" do movimento libertário americano --defensor de uma ação mínima de governo e Estado.

Na semana passada, o presidente Barack Obama fez um discurso sobre empregos em um dos depósitos da Amazon e concedeu uma entrevista a ser lançada no Kindle, o leitor eletrônico da marca.

Bezos é visto como grande criador de empregos (tem 92 mil funcionários), embora as condições de trabalho na Amazon sejam contestadas. Há críticas à temperatura alta e às enormes distâncias às quais os empregados são submetidos em seus gigantescos galpões de armazenagem.

Bezos pode dar cinco rumos ao "Post"
folha.com/no132264


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página