Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON mauro.zafalon@uol.com.br

Gasto com trigo importado sobe 41%

As importações de trigo do Brasil somaram 7 milhões de toneladas nos últimos 12 meses até julho, o maior volume desde igual período de 2007.

As aquisições crescem devido à quebra da safra brasileira e ocorrem em um momento de redução também na na produção argentina, país fornecedor do Brasil.

O país teve de buscar tri- go em outros mercados, com preços mais elevados. O resultado foi que o volume importado de trigo subiu 16%, e os gastos, 41%, nos últimos 12 meses, somando US$ 2,26 bilhões.

Liberadas para importar trigo de outras regiões, mas com os mesmos benefícios do Mercosul, as indústrias buscaram novos mercados que incluíram de Canadá a Estados Unidos.

O grande destaque, no entanto, foram os norte-americanos, que venderam 991 mil toneladas do cereal para o Brasil apenas neste ano. A participação dos EUA nas importações brasileiras, pouco representativas no ano passado, subiram para 24% neste ano.

Os produtores brasileiros também aproveitaram o bom momento de preços externos. Com dificuldades na comercialização interna, exportaram 1,2 milhão de toneladas neste ano --37% menos, no entanto, do que as de janeiro a julho do ano passado.

Cana ocupa área de 8,8 milhões de hectares

A área de cana-de-açúcar subiu para 8,8 milhões de hectares neste ano, 4% mais do que em 2012, segundo dados da Conab. A produção, devido ao aumento de área e à melhora do clima, sobe 11%, somando 652 milhões de toneladas no país.

A Conab aponta também aumento na produção de grãos, que deverá atingir 186 milhões de toneladas, 12% mais. O destaque é o milho, cuja safra será de 80 milhões de toneladas. Só a safrinha atingirá 45 milhões.

NÍQUEL
+4,23%
Ontem, em Londres

COBRE
+3,33%
Ontem, em Londres

Estoques Os estoques globais de suco de laranja brasileiro em posse das empresas somavam 766 mil toneladas em junho, segundo a CitrusBR. No mesmo mês do ano passado, eram 662 mil.

Melhora O estoque é o maior da história, mas o setor acredita que esse volume possa cair para 476 mil toneladas em 2014. Mesmo assim, acima do estoque técnico mínimo necessário de 350 mil toneladas.

Safra A Conab e o IEA (Instituo de Economia Agrícola) estimam a safra de laranja deste ano em 253 milhões de caixas para a moagem e em outras 44 milhões para a comercialização "in natura".

Raízen Energia A empresa moeu 18,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar de abril a junho, 68% mais do que em igual período do ano passado. A produção de etanol cresceu 70%, e a de açúcar, 85%.

Queda na demanda externa afeta produtores de perus

Produtores de perus das cidades mineiras de Monte Carmelo, Estrela do Sul e localidades vizinhas vão dar hoje "um abraço simbólico" na unidade de produção da BRF de Uberlândia.

José Gaspar de Faria, presidente da Agritap (associação de produtores), diz que 78 produtores integrados estão sendo desligados da BRF e não terão o que fazer com seus investimentos e galpões dedicados à produção de perus. A empresa não aceita transformá-los em produtores de frango, segundo ele.

A BRF confirma o desligamento desses produtores e diz que o motivo é uma queda nas exportações de perus. Quanto a não transformá-los em produtores de frango, a empresa diz que procurou uma viabilidade técnica, mas a oferta de aves já está ajustada à demanda na região.

A BRF diz que todos os contratos serão cumpridos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página