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Entenda o caso

1 Como agia o cartel?
Companhias brasileiras e estrangeiras combinavam entre si o valor de um item chamado adicional de combustível, que compõe o preço do frete cobrado dos clientes

2 Qual a consequência desse acordo?
Em vez de concorrerem entre si, as empresas combinavam cobrar o máximo permitido, elevando o custo para os clientes

3 Como o caso foi descoberto?
Em 2006, a Lufthansa delatou o esquema, em troca de imunidade administrativa e criminal --no chamado acordo de leniência. A empresa já havia delatado o mesmo esquema na Europa e nos EUA

4 Mais alguma empresa admitiu o esquema?
Em fevereiro deste ano, Air France e KLM assumiram seu envolvimento e se comprometeram a pagar R$ 14 milhões como compensação. Por isso, ficaram livres de condenação

5 Que empresas foram investigadas no Brasil?
Lufthansa, Air France, KLM (atual Air France-KLM), ABSA Aerolíneas Brasileiras (atual TAM Cargo), Swiss, Alitalia, American Airlines, Varig Log e United Airlines. A United foi a única inocentada

6 O que dizem as empresas?
Antes do julgamento, American Airlines, Alitalia, Absa, e United Airlines pediram arquivamento do caso por falta ou inconsistência das provas. A Varig Log afirmou que não comentaria a decisão.


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