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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Dona da Schin investe para gerar sua própria energia

A Brasil Kirin, dona de marcas de cerveja como Nova Schin, Devassa, Baden Baden e Eisenbahn, vai investir pela primeira vez no setor de energia eólica.

A empresa pretende inaugurar no segundo semestre de 2014 um parque energético em Acaraú (CE). O aporte será de R$ 100 milhões.

A unidade terá 214 hectares. A expectativa é que ela gere 35% da energia utilizada pela companhia no país.

O projeto é feito em parceria com a empresa portuguesa Tecneira, pertencente ao Grupo ProCME. Cada parte entrará com 50% do valor do investimento.

"Fizemos um acordo de concessão de 20 anos. Ou seja, a Brasil Kirin vai comprar a parcela de energia pertencente à Tecneira durante esse período", diz Alexandre Sanchez, vice-presidente da empresa de bebidas.

"Assim, toda a produção energética do parque irá para as nossas fábricas."

Parte dos recursos investidos pela Brasil Kirin virá de financiamentos bancários, segundo Sanchez.

A companhia tem 13 unidades fabris em 11 Estados, sendo uma no município de Horizonte, também no Ceará.

Todas poderão ser alimentadas pela usina eólica de forma alternada, afirma o vice-presidente.

"Temos o plano de continuar investindo no setor de infraestrutura elétrica para sermos os geradores de pelo menos dois terços da energia que utilizamos."

R$ 7 BILHÕES
foi o faturamento da Brasil Kirin em 2012

10 MIL
é o total de funcionários da empresa no país

13
são as fábricas da companhia

30 MIL TONELADAS
deve ser a redução de emissão de CO2 por ano com o uso de energia eólica

ATRASO DE MONITOR

A Dell está atrasando a entrega de ao menos dois modelos de monitores desde julho. O tempo de espera prometido após a compra no site da empresa era de até nove dias.

A demora agora chega a cerca de dois meses para o modelo S2340L.

Através de sua assessoria, a Dell afirmou que, até o início deste mês, o monitor era importado com prazo de entrega de 30 dias. "Porém, em alguns casos isolados, esse prazo se estendia um pouco."

A empresa informa que passou a ter estoque local do produto. O modelo U2312H também teve atrasos em razão do "aumento da demanda acima do planejado".

NOVIDADES NA INDÚSTRIA

A inovação dentro das companhias depende de parcerias e conexões, seja com outras empresas ou com instituições que fazem pesquisas, por exemplo.

A conclusão é da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que durante um ano avaliou os processos desenvolvidos por 22 grandes grupos de vários segmentos.

"Observamos que há muitos caminhos diferentes sendo tomados para realizar inovação dentro de uma empresa", diz Paulo Mól, que dirige a área na CNI.

"Embora haja essa diversidade de formas, há uma convergência. Todas as empresas trabalham com conexões com outros agentes, ninguém inova sozinho", afirma.

Outro diagnóstico do trabalho é que as companhias obtêm novidades não apenas por meio do uso de tecnologias diferentes, mas também com mudanças em processos de produção.

O estudo resultou em uma publicação que será apresentada no dia 3 de setembro, no 5° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria.

ÓCULOS EM DISPUTA

Após muita discussão no ano passado sobre a proposta que flexibiliza a fabricação de óculos na Zona Franca de Manaus, o Ministério do Desenvolvimento diz que não tem uma data definida para solucionar a questão.

A medida prevê incentivos para a montagem de óculos sem exigência da produção de lentes e hastes no país.

"Nossa expectativa é que essa história seja enterrada", afirma Bento Alcoforado, presidente da Abióptica.

A entidade diz que a mudança vai causar a desindustrialização do setor.

A Technos, uma das empresas que apoiam o projeto, afirma que a alteração vai viabilizar mais investimentos.

GUIA PARA ESTRANGEIROS

O escritório Pinhão e Koiffman Advogados lança hoje um manual sobre as leis de tecnologia da informação no Brasil, para orientar grupos estrangeiros interessados em investir no país.

O guia "How to Understand IT Law in Brazil" (Como Entender a Lei de TI no Brasil, em tradução livre) foi produzido pela banca em um projeto em parceria com a Amcham (Câmara Americana de Comércio).

"Em contratos de tecnologia, por exemplo, há particularidades. É importante que o estrangeiro entenda para saber como vai operar no país", diz Hélio Ferreira Moraes, sócio do escritório.

Entre os pontos abordados na publicação estão relações de trabalho, propriedade intelectual, negócios on-line, responsabilidade civil e documentos eletrônicos.

Mapa... A Unifesp, com o apoio da Novartis, terá um serviço de mapeamento genético de doenças autoinflamatórias.

...genético O serviço será público e oferecido a partir de 2014. O exame é feito hoje no setor privado por até R$ 5.000.

PEÇAS À VENDA

Há dois anos e meio, a estilista Francesca Monfrinatti e a produtora de eventos Carolina Macéa notaram uma falha no mercado de luxo paulistano.

Não havia na cidade eventos de moda voltados para o consumidor final, mas apenas apresentações de marcas conceituais em que as peças costumam demorar para chegar às lojas.

Pensando nisso, as duas criaram o Fashion Day In, um desfile feito para potencializar a venda dos produtos exibidos pelas modelos.

"São apresentadas marcas com um perfil comercial, mas destinadas ao público A. Após o desfile, é possível fazer um pedido da sua peça preferida", diz Macéa.

A quinta edição será no sábado, no MuBe (Museu Brasileiro da Escultura).

"Teremos pela primeira vez uma marca internacional, a Marc Jacobs."

Bolsa... A Tumi, marca americana de malas e acessórios de viagem, vai lançar uma loja digital no Brasil amanhã. Esse será o primeiro e-commerce da grife na América Latina.

...de luxo A empresa chegou ao país em 2012, com uma unidade no shopping Iguatemi de São Paulo. "Para 2014, estudamos a abertura de uma nova loja no Rio de Janeiro ou em Brasília", diz Giuliano Fernandes, CEO da Tumi no Brasil.

Mesas e sofás O designer de móveis de luxo Fernando Jaeger vai abrir uma loja de pronta-entrega no próximo mês em São Paulo. Doze fábricas prestam serviço para a confecção dos produtos assinados pelo designer.

Contracheque A ADP, multinacional de serviços de folha de pagamento e soluções em RH, fechou seu ano fiscal com crescimento de 7% nas receitas. O faturamento global ficou em US$ 11,3 bilhões.


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