Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Cifras & letras

CRITÍCA CORRUPÇÃO

Obra traz debate sobre origem e como controlar a corrupção

Livro registra análise econômica, filosófica e jurídica a respeito do tema

MARCELO SOARES DE SÃO PAULO

No senso comum, a corrupção é um defeito de pessoas, uma espécie de aleijão moral que pode ser resolvido pela simples troca de nomes ou grupos que têm acesso à chave do cofre. O livro "Corrupção "" Entrave ao Desenvolvimento do Brasil" mostra que a questão é mais complicada.

Escrito a partir de debates promovidos em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), o livro costura ideias de 14 das pessoas que melhor conhecem o tema no Brasil, a partir de uma gama de pontos de vista que inclui o econômico, o filosófico e o jurídico.

A motivação da corrupção é sempre econômica, como deixa claro o debate. Assim como quem cobra propinas quer dinheiro, quem paga também busca vantagens --contratos, concessões, isenções tributárias.

"Há tanto dinheiro rodando quando os setores público e privado se unem que há sempre o risco de algo não correr bem", disse o economista Rolf Alter, da OCDE.

É a ocasião que faz a corrupção. O poder é a grande ocasião que permite assinar contratos e mudar leis. Quanto menores forem a transparência e a vigilância sobre o uso do poder, mais brechas haverá para que maganos tirem vantagem da ocasião.

"A corrupção é, ao mesmo tempo, fator e justificativa de desvios de conduta", escreveu na introdução do livro o presidente-executivo do Etco, Roberto Abdenur.

Ela não é um traço necessariamente brasileiro. "Não existe uma cultura da corrupção", diz Rita de Cássia Biazon, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Corrupção, da Unesp. "O que existe é um ciclo de má administração que facilita práticas corruptas."

Dona corrupção, porém, não carrega no bolso a carteirinha deste ou daquele partido. Ela gosta é do poder, porque ele pode oferecer vantagens. Sua única carteirinha, talvez, seja a falsificada de estudante para pagar meia-entrada no cinema.

Daí a estranheza de alguns debates na internet, em que partidários do PT e do PSDB buscavam carimbar os "seus" acusados de corrupção como menos deletérios que os acusados do adversário.

O debate fulanizado sobre corrupção não entra no mérito do controle, mas o desqualifica. O PSDB desqualifica o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no caso Siemens com a mesma tranquilidade do PT ao desqualificar o Supremo Tribunal Federal no caso do mensalão, por exemplo.

TRANSPARÊNCIA

Talvez o capítulo mais importante do livro seja o terceiro. Ele mostra como, em duas décadas, o Brasil vem criando aos poucos mecanismos de transparência e controle da corrupção. Sem essa noção histórica, é fácil deixar-se levar por afirmações hiperbólicas ou conspiratórias.

Com ela, porém, o debate se complica. Sim, o Brasil hoje conhece mais casos de corrupção. Mas ela é maior, porque ela é mais vista, ou menor, já que em tempos mais autoritários os abusos iam direto para baixo do tapete?

A prudência recomenda o agnosticismo nessa questão. Mas vá explicar isso ao sociólogo Demétrio Magnoli, um dos debatedores, para quem dizer que o Brasil avançou no combate à corrupção equivale "à declaração de que o povo é burro". Não equivale, mas o tema é tão complexo que mesmo um acadêmico nacionalmente conhecido nem sempre percebe avanços graduais.

Lógico que o combate à corrupção não avançou por benevolência dos últimos três inquilinos do Planalto, mas principalmente por pressão da sociedade numa democracia em amadurecimento. Mas isso ainda não resolveu o problema da corrupção nem resolverá no curto prazo.

Não há saída fácil para a corrupção. Para controlar o problema, são necessárias várias ações de governança, que nunca têm efeito imediato e dependem de persistência do poder público.

Cada vez mais, porém, a maior transparência permite que diferentes órgãos de controle compartilhem dados e facilitam a punição administrativa de empresas não idôneas. Esse ambiente, somado à quantidade maior de informações que chega ao cidadão, muda parte dos incentivos a corruptos e corruptores.

O único consenso aparente entre os debatedores está no papel da lentidão do Judiciário no incentivo a práticas corruptas. "As leis existem, mas eles [os acusados] empurram os casos até a prescrição", disse Josmar Verillo, da ONG Amarribo.

O livro é de leitura rápida, com texto preciso e elegante do jornalista Oscar Pilagallo que torna simples a compreensão de distinções complexas. Talvez valha comprar exemplares extras para presentear os amigos que debatem política no Facebook.

"CORRUPÇÃO - ENTRAVE AO DO BRASIL"
AUTOR Oscar Pilagallo
EDITORA Campuus Elsevier
QUANTO R$ 39,90 (136 págs.)
AVALIAÇÃO Bom


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página