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Apple lança iPhone 'pop', mas mercado acha caro e ação cai

iPhone 5C, de plástico, custará US$ 549 nos EUA sem contrato; iPhone 5S, só US$ 100 mais caro, terá leitor de impressão digital

Aparelhos chegam no dia 20 ao mercado norte-americano e provavelmente em dezembro ao Brasil

YURI GONZAGA DE SÃO PAULO

A Apple lançou, pela primeira vez, dois modelos de iPhone de forma simultânea.

O iPhone 5S, que sucede o iPhone 5, é o novo top de linha.

E, conforme o esperado, a gigante de tecnologia apresentou seu smartphone "popular", mais barato e principal aposta para recuperar o terreno perdido para concorrentes como a Samsung.

O iPhone 5C, com carcaça de plástico e configuração inferior, no entanto, não terá o preço "pop" que o mercado esperava. O modelo mais básico desbloqueado vai custar US$ 549 (cerca de R$ 1.250).

O aparelho sairá por US$ 99 (R$ 226) se atrelado a uma operadora.

O Morgan Stanley havia divulgado, no fim do mês passado, pesquisa com 2.000 donos de smartphone chineses que apontava um preço de US$ 486 como o que eles estariam dispostos a pagar por uma versão "desidratada" do iPhone. A consultoria apostava em US$ 399.

As ações da Apple, que operavam estáveis durante o anúncio dos aparelhos, começaram a cair quando os preços foram revelados e fecharam em baixa de 2,28%.

A diferença de valor pelo qual será vendido o iPhone 5C e o iPhone 5S, que saiu pelo mesmo preço que seu antecessor, é de apenas US$ 100.

Os aparelhos serão lançados nos EUA e em mais oito países no dia 20 e devem chegar ao Brasil em dezembro, quando outros cem mercados também receberão os celulares --a assessoria da Apple no país disse não ter detalhes sobre o lançamento local.

Após o anúncio, a Apple diminuiu no Brasil o preço do iPhone 5 em R$ 100 nas três opções de memória --agora, custa R$ 2.299 (16 GB de armazenamento), R$ 2.599 (32 GB) ou R$ 2.899 (64 GB).

POUCAS MUDANÇAS

Os dois novos modelos têm tela de quatro polegadas e com a mesma resolução da do iPhone 5 (linha denominada Retina). O iPhone 5S tem dimensões e peso idênticos aos de seu antecessor, enquanto o iPhone 5C é ligeiramente maior e mais pesado.

O corpo de plástico do modelo mais barato é também um pouco mais arredondado e pode ser recoberto por uma das capinhas coloridas que a Apple vai vender por US$ 29 (R$ 66). O celular virá em cinco cores: cinza, vermelho, amarelo, azul e verde.

O iPhone 5S, sétima geração do celular, ganhou outra cor, o dourado --além do prateado e do cinza.

"Cores variadas são uma boa maneira de tentar ganhar espaço no mercado intermediário", disse o analista Tony Cripps, da britânica Ovum.

Contudo, diz Cripps, "qualquer um que acreditasse que a Apple iria descer de verdade [nos preços] estava se enganando".

As outras duas principais novidades do próximo aparelho avançado da Apple são o leitor de impressões digitais embutido no botão frontal, que permitirá o desbloqueio do celular sem a necessidade de digitar uma senha, e o processador, de 64 bits, o primeiro do tipo em um celular, que deve torná-lo mais veloz.

A Apple também divulgou que disponibilizará seu novo sistema móvel, o iOS 7 no dia 18.


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