Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crédito

Juros para pessoa física sobem pela quarta vez no ano, diz Anefac

DE SÃO PAULO - As taxas de juros para pessoas físicas voltaram a subir em agosto, de acordo com pesquisa da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças Administração e Contabilidade). Foi a quarta alta no ano.

A taxa de juros média geral para pessoa física subiu 0,03 ponto percentual, ao passar de 5,48% em julho para 5,51% em agosto. A taxa continua sendo a maior desde novembro de 2012.

De acordo com Miguel Ribeiro de Oliveira, coodenador de estudos econômicos da Anefac, o aumento da taxa básica, a Selic, foi a principal razão para a alta dos juros.

"Quando a taxa básica sobe, aumentam os custos de captação dos bancos, ou seja, eles têm que pagar mais para captar dinheiro. E esse aumento do custo é repassado aos clientes", afirma.

Oliveira diz que a inflação elevada e acima do centro da meta estabelecida pelo Banco Central reforça a tendência de uma nova alta da Selic na próxima reunião do Copom.

"É provável que as taxas de juros das operações de crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses", diz. Das 6 linhas pesquisadas, 5 registraram aumento nas taxas de juros. A maior variação se deu no CDC para financiamento de veículos, cuja taxa passou de 1,58% para 1,61%.

Houve alta também nas taxas de juros para pessoas jurídicas. O maior avanço foi registrado no capital de giro, no qual os juros mensais passaram de 1,52% para 1,54%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página