Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@grupolha.com.br / twitter: @folha_mercado

Quais as vantagens da aplicação na poupança e nos fundos PGBL e VGBL?

J.T.A, de São Paulo

RESPOSTA DO PROFESSOR DO INSPER RICARDO MOLLO - A poupança é uma alternativa geralmente utilizada por pequenos investidores com estratégia de curto prazo. Tem baixo risco, rendimento de TR (Taxa Referencial) mais 0,5% ao mês, isenção de Imposto de Renda e garantia do Fundo Garantidor de Crédito para montantes até R$ 70 mil.

Chamados de produtos de previdência complementar, o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) caracterizam-se por serem investimentos tipicamente de longo prazo.

Têm como objetivo a acumulação de recursos com contribuições mensais ou esporádicas, para benefício em resgates na aposentadoria, em complemento à previdência pública.

O PGBL funciona como um fundo de investimentos que inclui a concessão de um incentivo fiscal. As contribuições feitas pelo investidor podem ser abatidas da base de cálculo do IR em até 12% da sua renda bruta anual. É mais vantajoso para investidores que optam pela declaração completa.

Já o VGBL é qualificado como um seguro, porém funciona como se fosse um fundo de investimentos. Não permite abatimento na base de cálculo do IR do investidor. Assim, é mais indicado para quem opta pela declaração simplificada.

A principal diferença entre PGBL e VGBL é a incidência de impostos no resgate. Nos resgates do PGBL há incidência de tributação sobre o seu valor total. Já no VGBL, só os rendimentos são tributados.

Os dois podem ser usados juntos caso o investidor queira investir mais que 12% de sua renda bruta anual.

Ambos são boas alternativas para planejar a aposentadoria, porém há cuidados a se tomar: procure gestores tradicionais e qualificados; tente aplicar pelo maior prazo possível, beneficiando-se de taxas menores de IR; e acompanhe periodicamente os rendimentos, uma vez que não há garantia nem mesmo de valor da renda vitalícia.

INÍCIO

Quais as melhores opções para quem possui pouco capital a investir (menos de

R$ 1.000 por mês)?

D.F., de Crato

RESPOSTA - Há diversas opções para investimentos com valor reduzido. Nem sempre a melhor é a mais rentável, mas sim aquela que, pelas características de risco e liquidez, atende ao perfil e necessidade do investidor.

As principais opções disponíveis são títulos públicos, poupança, CDBs, fundos de investimento em Renda Fixa, títulos de capitalização, consórcio e ações.

É prudente diversificar. Assim, procure aplicar em mais de um produto. Quando for investir em fundos, é importante saber a sua composição, bem como a taxa de administração e a forma de resgate.

Os investimentos de maior rentabilidade geralmente têm maior risco, por isso analise esse fator antes de investir, principalmente em ações.

Quando possível, procure a ajuda de um especialista.

CRISE

Neste cenário econômico tão conturbado, onde é mais seguro investir? Falo de uma aplicação de longo prazo.

W.O., de Curitiba

RESPOSTA - Crises costumam gerar expectativas negativas, o que aumenta a aversão ao risco, especialmente pela falta de compressão do tamanho do problema e seu reflexo nos valor dos ativos.

A primeira reação dos investidores pessoa física é vender ativos de risco, como ações e fundos, para comprar títulos de renda fixa.

Nem sempre esta estratégia é a mais eficiente para o longo prazo, embora seja a mais conservadora.

Em momentos de crise, os ativos de maior risco ficam mais baratos pela instabilidade econômica e pela percepção dos investidores menos informados.

Embora o momento requeira prudência, é nessa hora que investidores de longo prazo encontram boas oportunidades de compra, em especial em ações e títulos de empresas competitivas em países estáveis.

EU INVISTO EM

Tatiana Dumenti, apresentadora

"Invisto em fundos conservadores, por ser mais seguro e confiável. É importante se programar para não resgatar o dinheiro que está rendendo antes da hora"

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.