Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Malha fina da Receita Federal retém 570 mil declarações do IR

PRISCILLA OLIVEIRA
DE BRASÍLIA

A malha fina da Receita Federal reteve 569,6 mil declarações do Imposto de Renda neste ano -no ano passado foram cerca de 700 mil, e, em 2009, 1 milhão.

Do total deste ano, a maior parte dos contribuintes (56%) caiu na malha por omissão de algum tipo de rendimento, seja do titular, do dependente ou valor recebido de aluguéis.

Outro motivo que levou muitos contribuintes à malha fina foi a divergência em relação a informações sobre despesas médicas -80.556 declarações estão nessa situação.

Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, apesar de o número ainda ser alto, este foi o primeiro ano em que a Receita cruzou os dados declarados pelos contribuintes com os dados informados pelos médicos. Com isso, conseguiu verificar a veracidade de declarações de gastos elevados com saúde, que anteriormente podiam gerar retenções.

Os contribuintes que estiverem com a declaração presa na malha fina podem regularizar a situação por meio do portal e-CAC no site da Receita na internet (receita.

fazenda.gov.br) ou devem agendar atendimento presencial em um dos postos da Receita a partir de janeiro.

O último lote de restituições deste ano estará disponível para consulta na próxima quinta-feira, às 9h, no site da Receita. No dia 15 deste mês, 86,98 mil contribuintes receberão R$ 211,39 milhões, já corrigidos em 7,67%.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.