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Empresas pagam Unicef por aval para campanhas sociais

RICARDO MIOTO DE SÃO PAULO

Por valores relativamente pequenos para os padrões da área de marketing, empresas estão se tornando parceiras do Unicef e utilizando a marca da entidade nos seus produtos e em campanhas publicitárias com tom social.

A Unilever, por exemplo, divulgou ontem que dará ao Fundo das Nações Unidas para a Infância R$ 500 mil.

Assim, seu desejo de melhorar os banheiros de escolas públicas do semiárido passa a ser chancelado pela entidade, e o logo do Unicef passa agora a aparecer nas embalagens da linha Vim, de produtos clorados de limpeza.

A colaboração de R$ 500 mil na ação é parte dos esforços de posicionamento da marca, lançada neste ano no país com um investimento publicitário de R$ 50 milhões.

O Unicef busca dinheiro privado, diz Gary Stahl, presidente da Unicef no país, porque recebe pouca verba externa para o Brasil. "Poucas doações dos países ricos ao Unicef chegam aqui, a maioria se destina à África, a regiões da Ásia. O Brasil não é considerado tão necessitado."

Assim, mais de 90% dos recursos do Unicef aqui são fruto de doações. Além de Unilever, são ou foram parceiras da Unicef empresas como Petrobras, Procter & Gamble, Mac Cosméticos e Fundação Itaú.

As empresas podem destinar recursos a projetos próximos à atuação de suas marcas. É o caso do Vim, utilizado na higiene de banheiros.

"Esse tipo de ação é muito mais profunda do que só inserir um comercial na TV. Você cria vínculo com o consumidor", diz o diretor de marketing Diego Colicchio.

O fato de a verba não ser destinada a fazer banheiros de fato, mas para incentivar os prefeitos nordestinos a fazê-lo, é explicado por Stahl.

"Não falta dinheiro. Há vários programas dos ministérios. Falta gestão, muita verba federal não é utilizada."

A verba irá ao Selo Município Aprovado, do Unicef, que incentiva prefeitos de cidades pobres do semiárido a construir e reformar banheiros em escolas, entre outras ações.


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