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Delta compra 3% da Gol e integra milhas

Empresa americana investe US$ 100 milhões e terá exclusividade em compartilhamento de voos para os EUA

Milhagem e vendas de passagens serão integradas; com novo capital, brasileira deve buscar mais expansão

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Com um investimento de US$ 100 milhões, a companhia aérea americana Delta adquiriu uma participação de 3% do capital da Gol Linhas Aéreas. O acordo prevê a ampliação da aliança comercial entre as duas companhias, com integração de programas de milhagem e dos sistemas de venda de bilhetes.

O passageiro da Gol vai poder comprar passagens para qualquer destino operado pela Delta a partir do site da própria Gol, e vice-versa.

O acordo garante à Delta exclusividade na parceria com a brasileira, que hoje tem acordo de compartilhamento de voos para os EUA com a própria Delta e com a American Airlines, empresa que entrou em recuperação judicial na semana passada.

O acordo com a AA vence no terceiro trimestre de 2012, quando entra em vigor o acerto ampliado com a Delta.

"O acordo vai permitir aos nossos clientes acesso a 400 destinos em 70 países", disse o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior.

Para o presidente da Delta, Richard Anderson, a entrada no capital da Gol é um investimento estratégico que reforça a importância do Brasil para a companhia americana. "O Brasil vai ser o quarto maior mercado doméstico do mundo até 2014 e esse é um investimento estratégico de longo prazo", disse.

Segundo o presidente do conselho da Delta, Ed Bastian, esse é o segundo investimento do gênero feito pela empresa em outro país.

"Não é uma prática comum na companhia, mas no início do ano investimos US$ 65 milhões na Aeromexico."

A Delta vai adquirir sua participação em ADSs (American Depositary Shares) lastreadas em ações preferenciais da Gol. O único privilégio que terá em relação ao demais investidores minoritários é um assento no conselho de administração. Hoje, a Gol tem nove assentos e será criado mais um, a ser ocupado por Bastian.

Para isso, a Delta se compromete a não reduzir a participação atual em menos de 50%. Pelos próximos 12 meses, a Delta não poderá vender suas ações nem fazer novas aquisições na Bolsa sem comunicar os sócios controladores da Gol.

VARIG

O acordo prevê ainda a transferência dos aluguéis de dois Boeing-767, que a Gol mantém parados desde o fim dos voos de longo curso da bandeira Varig. Com aluguel e manutenção, as duas aeronaves custariam à Gol R$ 50 milhões de hoje até 2014.

O negócio será realizado por meio de uma operação de aumento de capital da Gol, no valor de R$ 277 milhões (US$ 156 milhões). A Delta pagará R$ 22 pelas ADSs, prêmio de 47%. Os minoritários terão direito de preferência na subscrição das ações.

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