Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Internet no celular é o desejo nº 1 das classes C, D e E

Estudo aponta que câmera para fotografar é o dispositivo mais utilizado; conexão à web aparece em 8º lugar

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

Internet via celular é a função mais desejada por usuários de telefones móveis da chamada "base da pirâmide" -classes C, D e E.

É o que aponta um estudo exclusivo para a Folha feito pela consultoria Plano CDE, que considerou famílias com renda média de até R$ 3.181 por mês.

O acesso à web lidera (com 78%) as respostas dos entrevistados à pergunta sobre quais funções gostariam de ter no celular -além da possibilidade de telefonar- caso tivessem aumento de R$ 500 na renda familiar mensal.

Foram ouvidas 891 pessoas em todo o país, a maioria entre 14 e 24 anos, com respostas múltiplas -cada entrevistado escolheu, em média, cinco itens.

"Usamos esse critério de aumento por considerarmos um valor significativo o suficiente para esse público", diz Andrea Hiranaka, gerente de pesquisa da consultoria.

Hoje, a câmera para fotografar é o item mais utilizado pelos consumidores pesquisados (com 70% das citações), e a internet ocupa um distante oitavo lugar (35%).

"Detectamos que os usuários já têm um celular com certa sofisticação, com cinco funções em média. Mas há o desejo por aparelhos com mais possibilidades, como os smartphones", diz Hiranaka.

Na lista dos desejos surge ainda televisão via celular (em oitavo lugar, com 60% das menções) -não citada entre as principais funções utilizadas hoje.

Bernardo Faria, diretor-presidente da CDI Lan, empresa que presta serviços a 6.500 lan houses com foco em usuários da base da pirâmide em todo o país, destaca que a conexão à internet é muito valorizada pelos jovens desse grupo. "Eles querem a rede para, por exemplo, enviar currículos e ampliar os contatos profissionais", diz.

"Cada vez mais os smartphones e os tablets passam a ser a forma escolhida para utilizar a internet. As lan houses tendem a se consolidar como espaços para qualificação profissional e prestação de serviços bancários."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.