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Projeto Inter-Meios estuda unificar dados de publicidade

Reunião vai decidir sobre solicitação das entidades de mídia

DE SÃO PAULO

O Grupo Meio & Mensagem, que coordena o Projeto Inter-Meios, que levanta gastos com publicidade no país, marcou reunião para janeiro, da comissão de seus parceiros da indústria de mídia, para decidir sobre mudanças solicitadas pelas entidades de imprensa e radiodifusão.

A ANJ (Associação Nacional de Jornais), a Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) e a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) solicitaram que os gastos passem a ser contabilizados e divulgados levando em conta as várias plataformas usadas hoje por cada veículo.

Segundo o presidente do M&M, José Carlos de Salles Gomes Neto, o Meio & Mensagem acatará o que for decidido pela comissão.

Na forma atual, o Projeto Inter-Meios "esconde parte do faturamento", diz Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ. No caso dos jornais, "é apenas o que faturam com a mídia impressa", sem a publicidade em internet e dispositivos móveis.

"Entendemos que o jornal não é apenas o meio impresso. Engloba diferentes plataformas", afirma.

Luis Roberto Antonik, diretor-geral da Abert, detalha que o pedido é para que a publicidade seja contabilizada para uma emissora, por exemplo, com divisões para "broadcasting", web e aparelhos móveis. "A TV se adapta à convergência de mídias."

Também na comissão, o IAB (Interactive Advertising Bureau) é contrário à mudança. "São meios diferentes", diz Ari Meneghini, diretor-executivo do IAB, justificando que a internet tem características próprias, a exemplo do rádio, que seria mantido como meio à parte.

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