Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Twitter muda design para manter usuário por mais tempo na página

Site tenta simplificar navegação para atrair novatos

LEONARDO MARTINS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tentando equilibrar a fidelidade de antigos usuários, atrair novos clientes e mantê-los em suas páginas, o Twitter anunciou grandes mudanças em seu visual -tanto em sua versão para computadores quanto em seus aplicativos móveis.

O serviço, que já conta com mais de 100 milhões de usuários, fez modificações radicais na forma de exibir seu conteúdo.

Usuários acostumados com o site antigo irão reparar rapidamente que a disposição do site foi invertida: antes do lado esquerdo, a coluna em que os tuítes (mensagens de até 140 caracteres) enviados era exibida foi deslocada para o lado direito.

Em seu lugar, surgem informações como tópicos mais comentados e sugestões de seguidores.

A proposta é deixar o site fácil para usuários antigos e para os inexperientes. Ao "New York Times", Jack Dorsey, um dos fundadores do site, disse que o Twitter "deve ser utilizável tanto por aqueles que sabem os atalhos quanto para aqueles que não sabem".

A página agora é dividida em quatro grandes tópicos: "início", "conectar", "descobrir" e "conta".

O primeiro continua sendo a parte em que o usuário encontra os tuítes de seus amigos. Agora é mais fácil acompanhar uma conversa mais longa, com fotos e vídeos, e não ter apenas um recorte rápido dos acontecimentos.

O segundo tópico exibe menções, retuítes e outros detalhes de pessoas interagindo com você.

As principais mudanças surgem nas duas últimas abas. O Twitter eliminou a aba mensagens diretas e a substituiu pela opção "descobrir". Por meio dela, o site explica por que alguns termos estão sendo comentados no microblog usando imagens, notícias e fotos.

Em prol da simplificação com quatro abas, opções importantes do site foram abarrotadas no espaço "conta".

Listas e mensagens privadas podem ser acessadas no tópico. A ausência de acesso rápido às mensagens diretas é uma das principais críticas dos novos usuários, que terão que usar os atalhos citados por Dorsey.

O objetivo do site com as mudanças é manter o usuário em suas páginas pelo máximo de tempo possível, sem a necessidade de usar o Google ou outras ferramentas para entender ou explorar um tópico comentado.

A aba "descobrir" também poderá ser usada para mais ações de publicidade e patrocínio dentro do site.

Com um valor de mercado estimado em US$ 8 bilhões, o Twitter se esforça para comprovar que é capaz de gerar receitas com publicidade. Neste ano, a empresa já havia lançado a a opção de anúncios patrocinados para figurar no topo da lista.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.