Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Colégio de Rio Claro vence game de ações da Bolsa

Estudantes do Colégio Koelle tiveram retorno de 107,7% com aplicação simulada

ANDERSON FIGO DE SÃO PAULO

O Colégio Koelle, de Rio Claro, no interior paulista, foi o vencedor do Desafio BM&FBovespa 2013, competição anual organizada pela Bolsa com estudantes do ensino médio que simula o investimentos em ações.

O evento foi realizado anteontem, na sede da Bolsa, em São Paulo, e teve a presença de 29 escolas, das quais 21 particulares e 8 públicas. A competição contou com seis fases eliminatórias, que aconteceram mensalmente desde abril e uma final.

Nas fases eliminatórias, os alunos assistiram a palestras sobre educação financeira e receberam informações sobre empresas e indicadores fictícios para fazer a compra e a venda de ações. Os cinco colégios com melhor desempenho em cada eliminatória se classificaram para a final.

O Colégio Koelle foi campeão com alta de 107,71% na carteira de ações criada. Em segundo lugar, ficou o Instituto Alpha (+72,56%), de Pilar do Sul, seguido pelo Objetivo de Mairiporã (58,65%).

O Colégio São José, de São Bernardo do Campo (ABC paulista) levou a quarta colocação, com rentabilidade de 56,43%. Em quinto lugar ficou a Escola Estadual José Gama de Miranda (+52,18%), de Itaquaquecetuba.

"Nós temos em nosso colégio algumas matérias optativas, uma delas sobre o mercado de ações. Decidimos fazer esta matéria, mesmo não sendo obrigados, porque nos interessamos pela competição da Bolsa, e valeu a pena", disse o estudante Pedro Boarin de Oliveira, 17.

Cada escola foi representada por um grupo de 3 a 5 alunos e um professor. "O Colégio Koelle já tinha chegado perto de ganhar o desafio da Bolsa em outras edições, mas só bateu na trave. Isso estimulou a gente a estudar mais", afirmou Lucas Gabrício Marçola, 17. O game existe desde 2006.

Segundo Daniel Pfmuller, gerente do Instituto Educacional da Bolsa, o objetivo é fazer com que os alunos entendam o funcionamento do mercado de forma lúdica.

Os vencedores do Desafio BM&FBovespa ganharam, cada um, um MacBook Air. Os alunos que ficaram na segunda colocação receberam um iPad cada. Os integrantes dos grupos que ficaram em 3º, 4º e 5º lugares foram premiados, cada um, com um iPod.

As escolas vencedoras também receberam um computador e uma impressora.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página