Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado

Com R$ 800 mil, vale a pena aplicar em LCA que pague 84% do CDI?

A.V., Curitiba (PR)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALINI - A LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é um título que tem a vantagem de isenção de Imposto de Renda para pessoa física.

Para saber se essa alternativa é mais vantajosa do que outras, você precisa comparar a rentabilidade bruta de impostos entre as opções disponíveis.

O cálculo para encontrar a rentabilidade bruta é razoavelmente simples: divida a taxa líquida de impostos pelo valor resultante de um menos a alíquota de IR.

Aplicações com resgate em até 180 dias têm incidência de 22,5% de IR sobre os ganhos. Entre 181 dias e 360 dias, a alíquota é de 20%. Entre 361 dias e 720 dias, de 17,5%. E acima de 720 dias, a alíquota é de 15%.

Supondo que você tenha oportunidade de aplicar seus recursos nessa LCA que paga 84% do CDI (taxa média do empréstimo entre bancos) pelo prazo de 200 dias, ou em um CDB (Certificado de Depósito Bancário) pelo mesmo prazo em que o banco ofereça taxa de 100% do CDI bruta de impostos, o resultado da comparação será a seguinte: a rentabilidade bruta equivalente da LCA será 105% do CDI, mais vantajosa que a do CDB, de 100% do CDI.

Quanto às taxas de retorno, você vai precisar pesquisar em vários bancos. Para o valor mencionado de R$ 800 mil, é razoável negociar taxas mais próximas a 90% do CDI líquido de impostos.

EU INVISTO EM

Di Ferrero, cantor

Investi em um bar no Rio de Janeiro e também tenho investimentos em imóveis e terrenos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página