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Mercado Aberto
MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br
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Empresa de shoppings avança na região Sul
O M.Grupo, que atua nos setores de shoppings e hotéis no Rio Grande do Sul, entrará nos mercados de Santa Catarina e Paraná em 2014.
Com R$ 85 milhões, a empresa irá comprar participações em dois centros de compras --um em cada Estado.
Entrar em negócios já em operação é o novo modelo de crescimento da companhia.
"Estamos indo para cidades que têm apenas um shopping familiar. Adquirimos partes deles até passar de 50% e podermos administrá-los", diz o presidente do grupo, Lorival Rodrigues.
A estratégia foi adotada para acelerar o ritmo de expansão: "Construir demora muito", afirma.
No final de novembro, a empresa comprou parte de um shopping em Canoas (RS). Neste mês, concluiu a negociação de um empreendimento em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.
Os nomes das cidades paranaense e catarinense onde entrará ainda não podem ser revelados por questões contratuais. Uma é capital e outra tem população ao redor de um milhão de habitantes, adianta Rodrigues.
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O QUE ESTOU LENDO
Guilherme Benchimol, sócio fundador da XP Investimentos
O sócio-fundador da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, lê "Um Sonho Chamado K2", do alpinista Waldemar Niclevicz.
"Atletas como ele se superam o tempo inteiro, como no mundo empresarial", conta. "Você não pode abrir um negócio sem estudar com cautela, ter as pessoas certas, procurar conversar com quem já fez esse caminho e ter um plano B."
Em uma empresa também se coloca uma meta, traça-se o objetivo e quando se alcança, vem a satisfação de ter entregue a meta feita consigo mesmo ou com a equipe, afirma. "Adoro aventuras", diz Benchimol.
"Não faço alpinismo, faço rali de moto. Se fico numa praia olhando o mar, não descanso, a minha cabeça fica pensando. Na moto, se não se concentrar, cai. Minha terapia é essa."
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Companhia de pescados de MT atenderá todo o país em 2015
A Delicious Fish, empresa mato-grossense de pescados, quer ampliar sua capacidade de produção para atender todo o Brasil a partir de 2015.
A expansão prevê a duplicação da estrutura de viveiro para mil hectares de lâmina de água e a abertura de um frigorífico em Sorriso (MT).
O montante investido será de R$ 57 milhões: R$ 22 milhões para a construção da unidade e R$ 35 milhões para o incremento do viveiro.
Com as operações do frigorífico, a marca voltará a vender mercadorias industrializadas, atividade encerrada há dois anos com o fechamento de uma antiga unidade em Cuiabá.
"Antes tínhamos de levar a produção para a capital. Agora unificamos todas as atividades em nossa base", diz João Pedro da Silva, diretor da empresa, que atua com produção de alevinos, indústria de ração e engorda.
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além da média
O segmento de seguros residenciais deve avançar 26% neste ano, segundo projeção da CNseg (Confederação Nacional de Seguradoras).
O desempenho é melhor que o da categoria como um todo --de risco patrimonial-- e também superior ao de automóveis e ao de ramos elementares (outros bens).
"O seguro residencial apresentou uma expansão acelerada porque é barato e ainda tem baixa penetração", diz Marco Antonio Rossi, presidente da entidade.
Menos de 10% das casas brasileiras estão protegidas, e o aumento anual médio do produto é superior a 20%, segundo Rossi.
Para 2014, a estimativa de incremento do setor é de 15% em prêmios (valores pagos pelos clientes às empresas), enquanto o bloco de seguros patrimoniais deve apresentar alta de 12%.
"As empresas estão dando mais espaço para esse produto, porque ainda há muito a ser explorado", afirma o executivo.
O mercado segurador fechará o ano com crescimento de 14% e arrecadação total de R$ 290,6 bilhões.