Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Duas ferrovias devem ser licitadas no 1º semestre de 2014, diz Gleisi

DE BRASÍLIA

O governo acredita que conseguirá licitar duas ferrovias no primeiro semestre de 2014, segundo a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Uma delas é a Ferrovia de Integração Centro-Oeste, entre Mato Grosso e Goiás. A ministra disse ser possível ainda leiloar outro trecho, mas não quis nomeá-lo.

É no primeiro semestre em que há chances maiores de que ocorram leilões, já que em outubro há eleições.

O projeto de privatização de ferrovias foi lançado em agosto de 2012 pela presidente Dilma Rousseff.

A ideia era conceder 10 mil quilômetros de vias até setembro de 2013, com investimentos de R$ 91 bilhões ainda neste ano.

Até agora nenhuma ferrovia foi concedida. O modelo foi considerado complexo, faltaram estudos detalha- dos e houve questionamentos tanto do setor privado quanto do TCU (Tribunal de Contas da União) em relação aos investimentos projetados para os trechos.

PORTOS

O governo pretende também solucionar já no início do ano que vem as pendências com o TCU sobre o modelo proposto para as licitações de portos.

Além de adequar os estudos, pedirá a revisão de alguns dos ajustes impostos pelo órgão para aprová-los.

No início deste mês, o tribunal aprovou os estudos de viabilidade para os leilões de 29 terminais portuários em Santos (SP) e na região de Belém (PA), mas condicionou a realização dos certames à realização de 19 mudanças nos editais de licitação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página