Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eletricidade

Economia menos ativa contém alta do consumo de energia, diz ONS

DO RIO - O menor dinamismo da atividade econômica foi apontado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) como principal fator para o desempenho do consumo de energia elétrica em novembro, de 59.391 megawatts médios, alta de 3,7% em comparação ao mesmo mês de 2010.

O operador aponta que a utilização da capacidade instalada em novembro, medida pela Fundação Getulio Vargas, chegou a 83,3%, mesmo nível de 2003.

As temperaturas amenas nessa época do ano, normalmente mais quente, também contribuíram para o comportamento moderado do consumo, informou o ONS.

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentra a maior parte do parque industrial do país, teve aumento de 4% em relação a novembro de 2010. Já o subsistema Sul disparou 4,8%, movido pela agroindústria.

O subsistema Nordeste teve a menor alta entre as regiões, com acréscimo de 1,4% ante novembro de 2010. Chuvas e temperaturas amenas, além do desligamento da empresa Novelis, desde outubro consumidora livre da rede básica, ajudaram a conter o consumo da carga do SIN (Sistema Nacional Integrado) na região. O subsitema Norte teve alta de 4%.

"O desempenho da carga de energia desse subsistema também está relacionado à produção de grandes consumidores eletrointensivos do setor metalúrgico", afirmou o ONS.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.