Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Le Monde' critica forma de vender jornal no iPad

Apple impõe preço e comissões, diz diário

DE SÃO PAULO

O diário francês "Le Monde" criticou ontem a forma como a Apple usa sua posição de mercado para impor a jornais e revistas condições consideradas desfavoráveis para comercializar suas edições eletrônicas no iPad.

Segundo o jornal, as empresas de comunicação esperavam que o iPad ajudasse a criar um modelo novo de venda de conteúdo pela web, mas as exigências da Apple tornam "cara" a parceria.

O diário afirma que a Apple se considera dona dos dados dos clientes e aceita apenas o seu sistema de pagamento, que desconta 30% de todas as transações.

Também impõe uma grade de preços uniforme (€ 0,79 ou € 1,59 por edição na Europa), independentemente do valor em banca. "Nenhum preço intermediário é tolerado."

Para o jornal, as empresas de comunicação estão divididas em relação à venda de conteúdo pelo iPad, sendo que algumas se resignaram a aceitar as condições impostas, e outras, como o "Financial Times", a ficar de fora.

Na França, a maioria dos títulos aceitou o sistema de pagamento da Apple.

"Um começo de resistência se organiza", afirma o texto, dizendo que cinco jornais e quatro revistas criaram um grupo chamado ePresse (do qual o "Monde" não participa) para negociar de forma mais favorável com gigantes da tecnologia como a Apple.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.