Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo ameaça multar ou fechar loja que subir preço

LÍGIA MESQUITA DE BUENOS AIRES

O governo argentino ameaçou multar e até fechar os estabelecimentos que aumentarem os preços por causa da alta do dólar no país.

O controle será maior nos supermercados em que vigora lista com 194 itens com preços congelados até março.

Desde quinta-feira, quando o dólar sofreu a maior valorização em relação ao peso em 12 anos e chegou à casa dos 8 pesos, há remarcação de preços em várias lojas.

A associação de supermercados "chinos", os minimercados, informou que os preços subiram de 5% a 10%. Nas varejistas de eletrônicos houve aumentos de até 30%.

À tarde, o secretário de Comércio, Augusto Costa, reuniu-se com representantes das maiores cadeias de eletrodomésticos. Os empresários assumiram o compromisso de serem "responsáveis" e garantirem estoque, segundo informou a agência Télam.

Os aluguéis também sofrerão reajustes de até 30%, disseram donos das principais imobiliárias de Buenos Aires ao jornal "La Nación".

A Folha visitou ontem as principais lojas de eletrônicos no centro de Buenos Aires. Na Falabella, nenhum aparelho continha a etiqueta de preço. Um smartphone Samsung Galaxy S4, que custava 7.000 pesos há uma semana, ontem valia 10.000 pesos.

Na Musimundo, um laptop HP que custava 7.600 pesos na quinta é vendido por 9.084. Segundo um vendedor, o movimento aumentou.

"Foi melhor que o Natal. As pessoas estão com medo de que tudo suba mais", disse ele, que pediu anonimato.

Até os sorvetes do McDonald's tiveram aumento. O sundae de chocolate passou de 15 pesos para 18 pesos.

COMPRA DE DÓLAR

Ontem, segundo dia da liberação da compra de dólar para investimento, já apelidado de "dólar ahorro", a cotação da moeda dos EUA subiu 1 centavo, fechando a 8,02 pesos. E o paralelo, vendido no mercado negro, subiu 35 centavos, para 12,50 pesos.

A Afip (Receita Federal) informou que concedeu autorização para 184.338 solicitações de compra de dólares. Do total, já foram realizadas 22.097 transações, que juntas somam US$ 12,781 milhões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página