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Huffington lança site e diz acreditar em modelo pago

"Brasil Post", parceria com Grupo Abril, edita também noticiário de concorrentes

DE SÃO PAULO

A empresária americana Arianna Huffington e o Grupo Abril lançaram ontem, em São Paulo, o "Brasil Post", versão em português do site "The Huffington Post".

O site começa com uma redação de dez profissionais e um modelo que inclui blogs não-remunerados e noticiário também derivado de outras organizações --como ontem, por exemplo, em manchete sobre o acidente com uma passarela no Rio.

Huffington defende o modelo, dizendo que suas diversas Redações pelo mundo têm "mais de 800 jornalistas, editores, que estamos pagando. Portanto, acreditamos bastante no modelo pago".

Ela destaca o prêmio Pulitzer vencido em 2012.

O site tem uma segunda face, prossegue ela, como "plataforma" de blogs, para a qual convida jornalistas e outros a postarem sem remuneração, como fez nos últimos meses em São Paulo.

"Oferecemos distribuição e acesso a uma grande audiência, e eles oferecem bom conteúdo", diz, descrevendo o site como "um híbrido" que abrange, como "terceiro elemento", mídia social.

Previsto para mais de dois anos atrás, o empreendimento atrasou devido às "regulações complicadas sobre parceria no Brasil", segundo Huffington, e pela morte do presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, em 2013, quando ambos estavam "prestes a assinar".

Ela diz que "é uma parceria 50-50, mas os detalhes específicos estão todos de acordo com a lei brasileira", que limita a 30% a propriedade de estrangeiro em organizações noticiosas. Segundo ela, a expansão global, que prevê para este ano Índia, Coreia do Sul e Grécia, foi viabilizada com a aquisição do controle pela AOL, em 2011.


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