Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON mauro.zafalon@uol.com.br

Paraná deve colher mais uma safra recorde de soja, mas calor preocupa

Segundo maior produtor de soja do país, o Paraná deve voltar a colher uma safra recorde neste ano, graças ao aumento da área plantada. O rendimento, no entanto, é ameaçado pelo clima.

A estimativa do Deral (Departamento de Economia Rural do Estado), divulgada ontem, aponta uma produção de 16,48 milhões de toneladas, aumento de 4% em relação à safra anterior.

Segundo Marcelo Garrido, do Deral, o desempenho deve-se à alta de 5% na área de soja. Já o rendimento nas lavouras será menor.

Para a AgRural, de Curitiba, a produtividade média no Estado deve ficar em 54,5 sacas por hectare, abaixo das 55,8 sacas da safra 2012/13.

O principal motivo para a queda de 2,3% é o forte calor de janeiro. Alguns sojicultores na região norte do Estado já registram perdas de 30%, segundo Miguel Lorenzo Marcial, dono de uma empresa agropecuária em Centenário do Sul, norte paranaense.

Desde dezembro essa região sofre com chuvas irregulares. Por isso, os problemas foram bem pontuais e não alteraram a estimativa geral.

Mas há riscos de mais perdas. As atenções agora se voltam para a região de Campos Gerais, onde o plantio é mais tardio e a soja ainda está na fase reprodutiva.

"O Paraná terá uma boa safra, mas ela poderia ser excepcional, se não fossem as perdas isoladas no norte e a preocupação com Campos Gerais", afirma Daniele Siqueira, analista da AgRural.

Garrido, do Deral, diz que, se o calor permanecer muito forte nos próximos 20 dias e as chuvas continuarem abaixo da média, a safra pode ser menor que a estimada. A produção recorde, no entanto, ainda não está ameaçada.

-

Mais calor A onda de calor e o tempo seco no Sudeste também causam preocupações sobre o desenvolvimento das lavouras de café e de cana-de-açúcar na região.

Reação O estresse climático contribuiu para a alta do açúcar e do café em Nova York ontem, de 3,7% e 4,3%, respectivamente. A especulação de que cafeicultores reduziram os tratos culturais também influenciou.

Em queda As estimativas de oferta elevada nesta safra derrubaram os preços dos grãos em janeiro. O trigo apresentou a maior baixa em Chicago, de 7,4% no mês.

Revisão A produção mundial do cereal deve atingir o recorde de 707 milhões de toneladas na safra 2013/14, alta de 8% em relação à anterior, segundo a nova estimativa do IGC (Conselho Internacional de Grãos).

Para baixo A expectativa de uma boa safra no Brasil e o início da colheita ajudaram a reduzir as cotações da soja, que acumulou perda de 3,4% em janeiro em Chicago.

-

Produção colombiana de café mostra recuperação

A produção de café na Colômbia cresceu 41% no quarto trimestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a federação nacional de cafeicultores.

Desde o início do programa de renovação dos cafezais, em 2007, a cafeicultura deu os sinais mais fortes de retomada no ano passado.

O volume produzido, que até 2007 ultrapassava 12 milhões de toneladas, ficou em quase 11 milhões em 2013. Em 2009, ele chegou a 7 milhões.

Com a produção em alta, o país aumenta a sua presença no mercado internacional. No quarto trimestre, os embarques de café colombiano subiram 39%, em volume.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página