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Mais beneficiários têm atendimento ruim

DE RIBEIRÃO PRETO

Com o crescimento no número de beneficiários de planos de saúde, também é maior o volume de pessoas que são atendidas por operadoras com baixa classificação na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Medido pela agência, o IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) referente a 2010, o mais recente, mostrou que 20,9 milhões de pessoas são atendidas por planos de saúde considerados medianos ou ruins.

O número representa 45% do total de clientes.

O percentual cresceu em relação ao ano-base anterior, quando 43% eram atendidos por planos considerados medianos ou ruins.

O índice medido pela ANS não apresenta dados de forma regionalizada.

FAIXAS

O IDSS divide as operadoras em cinco faixas e leva em consideração o desempenho da atenção à saúde, estrutura e operação, situação econômica e financeira e satisfação dos beneficiários.

Tendo 1 como a nota máxima, a Hapvida, de Fortaleza, é classificada entre as faixas 0,6 e 0,8.

Apesar do grande contingente de pessoas que ainda são atendidas por operadoras em condições ruins, o coordenador do Programa de Qualificação da ANS, João Matos, disse que houve avanço nos últimos anos.

No levantamento atual, por exemplo, operadoras responsáveis por 4,4 milhões de clientes foram enquadradas na melhor faixa de avaliação -em 2007, não havia nenhuma nessa posição.

Para 2012, de acordo com ele, o IDSS será melhorado. Uma das mudanças envolve a fórmula para obtenção do índice -a satisfação do usuário terá mais peso no cálculo.

(LM)

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